Semsa abre 12 unidades neste sábado (13), para atualização do esquema vacinal

Foto: Henrique Souza / Arquivo Semsa

A Prefeitura de Manaus abrirá 12 pontos de imunização, neste sábado, 13/8, para que a população manauara possa atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem mobilizado suas equipes também aos sábados para proporcionar horários alternativos ao público que não tem tempo nos dias úteis da semana.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, ressalta que os cidadãos precisam continuar envolvidos na campanha de vacinação contra a doença, visto que as doses de reforço vêm sendo ampliadas para novos públicos. Estudos científicos evidenciam que os anticorpos contra a Covid-19 diminuem com o tempo, e as doses extras são essenciais para restabelecer a proteção.

“Hoje, a maioria das pessoas com esquema incompleto está com a terceira ou quarta dose pendente, e nós estamos reunindo diversos esforços para sensibilizar essas pessoas a buscarem uma sala de vacina. Além disso, temos uma parcela que ainda não tomou a primeira ou segunda dose, e seguimos com os postos abertos para também alcançar essas pessoas”, afirmou.

O titular da Semsa detalha que a terceira dose da vacina está liberada para as pessoas com 12 anos de idade ou mais, desde que o usuário tenha recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses. Segundo Djalma, três grupos prioritários têm intervalos reduzidos: são três meses ou mais para idosos a partir de 60 anos; dois meses ou mais para adolescentes imunossuprimidos; e apenas 28 dias ou mais para adultos imunossuprimidos.

Já a quarta dose é disponibilizada para as pessoas com 18 anos de idade ou mais, com intervalo de pelo menos quatro meses desde aplicação da terceira dose. A Semsa continua ofertando a primeira dose para qualquer pessoa com 3 anos de idade ou mais, que deve retornar ao posto, conforme data indicada no cartão de vacina para receber a segunda dose.

O secretário destaca que os usuários que possuem dúvidas sobre a sua situação vacinal contra a Covid-19 podem consultar a plataforma Imuniza Manaus: imuniza.manaus.am.gov.br, que disponibiliza todos os detalhes sobre as vacinas aplicadas na capital, com acesso individual por meio do CPF.

Unidades

Neste sábado, 13/8, dois pontos irão funcionar com horário diferenciado: a USF Leonor Brilhante (avenida Autaz Mirim, s/nº, bairro Tancredo Neves, zona Leste), que irá ofertar a vacina contra a Covid-19 das 8h às 12h, e o Studio 5 (avenida Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial), das 9h às 16h. A Semsa orienta que os usuários apresentem documento de identidade com foto e o cartão de vacina.

Outras dez unidades abrem às 8h e terão o atendimento estendido até as 16h, como estratégia da Semsa para ampliar a cobertura vacinal contra a doença na cidade. São elas:

– Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul;
– UBS Áugias Gadelha – Rua 15, Cidade Nova I;
– UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, 170, Núcleo 3 – Cidade Nova;
– UBS Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina;
– USF Doutor Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Flores;
– UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, Morro da Liberdade;
– USF Alfredo Campos- Alameda Cosme Ferreira, Zumbi;
– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, São José Operário;
– UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória;
– UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, Compensa 1.

A lista com os endereços, horários e vacinas disponíveis também pode ser acessada no site da Semsa: semsa.manaus.am.gov.br ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. A população também pode tirar dúvidas nas redes sociais da secretaria: @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui