Semulsp recolhe cerca de 20 toneladas de resíduos nos desfiles das escolas de samba

Foto – Divulgação/Semulsp

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), coletou cerca de 20 mil toneladas de resíduos durante os desfiles das escolas de samba no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo da capital amazonense, entre a última quinta-feira, 27/2, e a manhã de domingo, 2/3. O trabalho de limpeza, no entanto, não para e continua com força total nos blocos e bandas de rua que seguem animando a cidade até a manhã de Quarta-Feira de Cinzas, 5/3.


Além do sambódromo, as equipes da Semulsp atuam na coleta dos resíduos gerados nos eventos programados para esta Segunda-Feira Gorda de Carnaval, 3/3, e para os próximos dias, incluindo os blocos que acontecerão no sábado e domingo, 8 e 9/3. O objetivo é garantir que as ruas e espaços públicos sejam limpos com rapidez, proporcionando um ambiente agradável para os foliões e moradores.

Nesta segunda-feira, além do trabalho de coleta e limpeza das vias da área central de Manaus, como a travessa Tabelião Lessa, conhecida como “Boca da Onça”, e coleta de lixo doméstico, foram executados os serviços de capinação na avenida Santos Dumont – estrada do aeroporto –, capinação, varrição e lavagem do viaduto 28 de Março, e a continuação do trabalho no parque Desembargador Paulo Jacob.

Também foram realizadas capinação e poda no igarapé do Passarinho, no bairro Monte das Oliveiras; e no núcleo 74 do bairro Cidade Nova. As equipes estiveram presentes em todas as quatro zonas da cidade, garantindo a manutenção da limpeza urbana e a melhoria dos espaços públicos.

Foto – Divulgação/Semulsp

De acordo com o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, o esforço concentrado durante o período carnavalesco demonstra o compromisso da gestão municipal com a cidade.

“Esse trabalho intenso reflete o compromisso do prefeito David Almeida com a limpeza e organização da cidade, garantindo que o Carnaval seja uma festa bonita para todos, sem deixar rastros de sujeira. Seguiremos atuando com eficiência nos próximos dias para atender os eventos que ainda acontecerão”, destacou.

Impacto ambiental e econômico da reciclagem

Parte dos resíduos recolhidos pela Semulsp é composto por materiais recicláveis, que estão sendo destinados às cooperativas e associações de catadores. A destinação correta desses materiais não só reduz o impacto ambiental, como também contribui para a geração de renda de trabalhadores do setor de reciclagem.

“A reciclagem é um ponto essencial nesse processo. O que pode ser reaproveitado e encaminhado para quem realmente faz disso uma fonte de sustento. Além de manter a cidade limpa, fortalecemos a economia circular, dando novo destino aos resíduos que antes seriam descartados”, ressaltou Sabá Reis.

Mobilização e conscientização

Durante o Carnaval, a Semulsp também tem reforçado ações de conscientização para que os foliões contribuam com a manutenção da limpeza da cidade, descartando corretamente os resíduos e utilizando os pontos de coleta disponíveis em eventos e vias públicas.

O trabalho das equipes seguirá intenso até o fim do período festivo, assegurando que Manaus continue limpa e organizada para seus cidadãos e visitantes. Com a atuação conjunta da gestão municipal, cooperativas e população, a cidade reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida.

Artigo anteriorÔnibus amarelinho perde freio e atinge loja no São José
Próximo artigoZFM, 68 anos, galeria dos superintendentes responsáveis pelos primeiros passos do Polo Industrial de Manaus – Parte I – por Osíris Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui