

Produtores rurais dos municípios de Buriti do Tocantins e Esperantina, região do Bico do Papagaio, estão participando do Programa de Inclusão Digital Rural promovido através de cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu.
Nesta quarta-feira, 09, o programa iniciou a capacitação com 30 produtores rurais, divididos em três turmas, no município de Buriti do Tocantins. A ação é realizada através de uma unidade móvel equipada com 11 computadores, atendendo moradores dos Projeto de Assentamento Boa Sorte e Sossego. O curso no município segue até o dia 12 de abril.
Para a produtora rural Maria de Nazaré Leitão, a realização do curso no P.A. Boa Sorte vem trazer o acesso à tecnologia ao homem do campo. “Eu nunca liguei um computador, e a vinda deste programa para o assentamento me deixou muito feliz, porque vou poder adquirir esse conhecimento sem precisar ir a cidade”, destacou a produtora.
O Programa Inclusão Digital Rural é oferecido pelo SENAR, com o objetivo de oferecer oportunidade ao homem do campo e suas famílias de obterem informações básicas de informática, novas tecnologias e ferramentas de gestão, contribuindo para que os produtores rurais alcancem eficiência e aumento de produtividade nas atividades desenvolvidas nas propriedades rurais.
Inclusão Digital também em Esperantina
Durante o período de 13 a 16 de abril, o programa também será oferecido aos produtores rurais dos Projetos de Assentamento Mulato, Boa Esperança e Santa Helena, no município de Esperantina do Tocantins. Serão mais 30 produtores rurais que receberão a capacitação.