Sepror adota novos métodos de produção sustentável em evento da Embrapa

Foto: Divulgação/Sepror

Profissionais da Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror) participaram nesta sexta-feira (07/06) do Dia de Campo da Pecuária Sustentável, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). O evento ocorreu no Rancho Paraíso da Genética, localizado no km 72 da Rodovia AM-070, em Manacapuru, a 57 quilômetros de Manaus.


O principal objetivo do evento foi a transferência de novas tecnologias para serem repassadas aos produtores do estado. João Bosco Rubim, técnico da Sepror, destacou a importância dos conhecimentos adquiridos. “As novas tecnologias têm apresentado muitas possibilidades para os amazonenses. Eventos como esse são fundamentais para o fortalecimento dessa cadeia produtiva de gado”, afirmou Rubim. O Amazonas, segundo o Censo Agropecuário de 2017, possui 14.600 criadores de gado, e dados da Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Amazonas (Adaf) indicam um rebanho bovídeo de 2.552.176 animais.

Foto: Divulgação/Sepror

O Dia de Campo foi estruturado em quatro estações, abordando Recuperação e Manejo de Pastagem, Melhoramento Genético, Sanidade Animal, e Implantação de Capineira e Produção de Silagem, este último com foco no Capim Açu, uma variedade regional. Luiz Cruz, chefe de transferência de tecnologias da Embrapa, enfatizou que as novas práticas permitem a criação de gado na Amazônia de forma segura e rentável, sem desmatamento.

Muni Lourenço, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), elogiou as abordagens apresentadas. “Nos diversos assuntos explanados, vi possibilidades de grande eficiência técnica, econômica e principalmente ambiental. Excelentes abordagens que fortalecem nossos produtores”, comentou.

Uma comitiva de 21 alunos e dois professores do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também participou do evento. A professora Kaliane Nascimento Oliveira destacou a importância do aprendizado prático. “Nas salas de aula temos a teoria e acreditamos na importância desse aprendizado na prática, em campo. Essas atividades comprovam o crescimento do Amazonas na pecuária, abrindo muitas oportunidades profissionais para nossos alunos”, explicou.

Romualdo Ramos, Secretário Municipal de Produção Rural e Abastecimento de Manacapuru (SEMPRA), enfatizou o reaproveitamento de áreas degradadas para a pecuária. “Além de desmistificar a produção de gado como responsável por desmatamento, a Embrapa nos mostra que é possível recuperar e reaproveitar áreas degradadas. A pecuária passa a contribuir significativamente com a natureza”, concluiu Ramos.

O evento foi concluído com uma visita à Fazenda Nilton Lins, no km 69 da Rodovia Manuel Urbano. A Embrapa e seus parceiros planejam expandir novas edições dessas atividades para outras regiões do Amazonas, como o Sul, Alto Solimões e Baixo Amazonas.

Artigo anteriorCombate à seca no AM começa neste mês
Próximo artigoInscrições para o Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui