Sepror discute com a Funai ações para beneficiar agricultores indígenas

Foto: Reprodução

O secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, recebeu no gabinete da pasta o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Francisco Castro. O objetivo era tratar da cooperação mútua para apoio aos agricultores indígenas, além da participação no Plano Safra do Governo do Amazonas.

Na reunião, Francisco Castro salientou a necessidade dos povos indígenas de receber apoio por meio das políticas públicas. “O índio quer e precisa de renda. Eles podem estar cheios de terras, mas, se não têm renda para se manter, fica difícil viver”, disse o coordenador regional da Funai.

Petrucio Magalhães apontou que os indígenas já estão inseridos no Programa Agro Amazonas e no Plano Safra 2021/2022, mas precisam estar cadastrados junto aos órgãos do Governo, como as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), para receberem alimentos dos programas governamentais.

Outros temas, como a pesca esportiva e o programa “Peixe no Prato Solidário”, foram tratados. Também foi debatido o lançamento de editais de casas de farinha e de sementes e mudas para os agricultores indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui