Sepror faz curso de capacitação sobre peixes em cativeiro

Foto: Divulgação

Na última semana, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou Curso de Sanidade de Peixes, para atualização e capacitação de novos servidores da área de reprodução de peixes em cativeiro em todo o Amazonas.


O curso aconteceu no Centro de Treinamento Tecnológico e Produção em Aquicultura (CTTPA) de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 124 quilômetros de Manaus), sob a coordenação da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa).

Um total de 16 profissionais entre engenheiros de pesca, médicos veterinários, biólogos e extensionistas, técnicos e estudantes de diversas localidades do estado participaram do curso ministrado em duas etapas por Ana Lúcia Gomes, professora especialista em parasitologia de peixes da Ufam.

Durante a aula teórica foram abordados temas como: identificação e prevenção de parasitas nos peixes, as principais enfermidades que ocorrem nos peixes, enfatizando as doenças causadas por acantocéfalos, o ciclo de vida dos parasitas, fator que ajuda a compreender a forma de controle, a importância da boa qualidade de água na piscicultura, e recomendações práticas para o controle das enfermidades.

No sábado aconteceu a aula prática com a utilização de amostras de peixes que foram dissecados no laboratório de sanidade do CTTPA de Balbina, que dispõe de lupa equipada com câmera, para identificação dos parasitas apontados durante a aula do dia anterior. O gerente do Centro, engenheiro de pesca José Mário Barracho de França acompanhou todo o processo.

 

Artigo anteriorKeitton Pinheiro pode disputar as novas eleições municipais em Coari
Próximo artigoEspetáculo “A Caixa Mágica do Natal” será exibido nacionalmente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui