
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou, nesta segunda (16/03), da abertura da Pesca do Mapará no Lago do Rei, localizado no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus em linha reta). A pescaria da espécie, popular na região do município, voltou a ser liberada após o período de defeso, que iniciou no dia 15 de novembro do ano passado e encerrou neste domingo (15/03).
O secretário de Pesca do município, Aldo Procópio, destacou o avanço no número de participações de pescadores e embarcações, bem como de frigoríficos compradores. “No ano passado, tivemos uma quantidade de 600 pescadores regularizados. Já neste ano são 730 cadastrados. Passamos de 350 para quase 500 canoas”, ressaltou Aldo.
Durante o período do defeso, os pescadores participaram de reuniões de instrução com engenheiros de pesca do Departamento de Pesca e Aquicultura (Depa). Nos encontros foram repassadas orientações sobre os equipamentos a serem utilizados e a forma adequada de pescar, sem gerar prejuízos ao meio ambiente.

Para o pescador Miguel Almeida, as orientações recebidas foram importantes para garantir um aumento na quantidade e qualidade do pescado.
A expectativa é que cerca de 250 toneladas de peixe sejam extraídas pelos pescadores, até o dia 20 de março. Somente embarcações certificadas pela prefeitura do Careiro da Várzea podem participar da atividade. As polícias Militar e Federal auxiliam na segurança dos barcos que compram o pescado e ajudam a garantir que apenas pescadores cadastrados e regularizados possam atuar.