Sepror repassa 120 kits de sementes de açaí para produtores rurais

Foto: Emerson Martins/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e suas unidades vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) -, em parceria com a Prefeitura de Coari, repassou, ontem (29/07), 120 kits de sementes de açaí do tipo BRS Pai D’Égua, para contribuir no fomento da produção da cultura, que está em processo de expansão.


“Cada produtor, envolvido na atividade e que participou do Workshop e no lançamento do Plano Produz+ Coari, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Coari, receberá esse material de 120 quilos, que potencializará o alcance de plantio de 180 hectares de área total. O esforço está centrado com essa ação, entre outras ações conjuntas, no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí na região”, detalhou o secretário executivo-adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider.

A entrega faz parte do Plano Produz+ Coari, da prefeitura municipal, aos participantes do 1º Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, com ênfase na cultura do açaí, que ocorreu no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Foto: Emerson Martins/Sepror

Workshop do Açaí

No sábado (29/07), também ocorreu o segundo dia do Workshop da cadeia produtiva voltado para a cultura do açaí, com atividades práticas em campo, onde os participantes puderam conhecer o sistema de produção de produtores de açaí que estão iniciando na atividade, e produtores que se consolidaram no mercado.

De acordo com o empresário e proprietário da Agroindústria Bella Mazon, Francisco de Jesus, o workshop foi estratégico e muito importante, pois o Amazonas tem um potencial grande para a produção de açaí.

“Tivemos informações técnicas para os produtores, nós estamos aqui para buscar garantir a compra do produto. E uma coisa que sempre buscamos é a qualidade, para colocar no mercado de forma eficiente. E hoje, os consumidores no âmbito nacional e internacional, já fazem questão que o açaí seja nativo do Amazonas, pela qualidade e procedência”, finaliza Francisco.

Artigo anterior65º Festival Folclórico se encerra no ritmo das toadas dos bois-bumbás de Manaus
Próximo artigoApós recesso, pauta econômica será prioridade do Congresso e do governo, diz professor da FGV-SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui