Serafim defende que Sefaz apresente diagnóstico do Estado a Wilson Lima

Foto: Divulgação

O deputado Serafim Corrêa (PSB) defendeu na manhã desta terça-feira (30), que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), prepare um diagnóstico da situação financeira, para ser entregue à equipe de transição do governador eleito, Wilson Lima (PSC).


A sugestão de Serafim é baseada na postura adotada pelo Governo Federal, na figura do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que preparou o chamado “livro branco”, que é um relatório completo da situação do país, incluindo o cenário financeiro dos estados.

“Eu espero que em nível estadual aconteça exatamente o mesmo, que o secretário Alfredo Paes (Sefaz), tenha preparado um diagnóstico da situação financeira, porque quando o governador Amazonino (Mendes) se elegeu em 2017 ele disse que estava sendo eleito para arrumar a casa. Então é a hora de apresentar à sociedade um diagnóstico de qual é a situação do estado e quais são as alternativas que temos daqui para à frente”, defendeu Serafim durante discurso no pequeno expediente na ALE-AM.

Nesse aspecto, o líder do PSB no parlamento estadual lembrou as emendas impositivas apresentadas pelos deputados, que até o momento não foram executadas pelo atual governo.

“O governador (Amazonino Mendes) se elegeu em 2017 e jurou cumprir a Constituição, e lá está dito que as emendas impositivas devem ser pagas, e é bom esclarecer que emenda impositiva não é dinheiro para o deputado, não. São emendas que se destinam a órgãos, inclusive órgãos da própria administração pública estadual. Mas o governador diz reiteradamente que não paga, e nós precisamos de uma resposta”, sustentou Serafim.

Foto: Divulgação

Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) contra o governador Amazonino Mendes, para que se cumpra as emendas parlamentares impositivas apresentadas pelos deputados ao orçamento ainda de 2018.

“Eu entendo que nós devemos ser proativos no diálogo com a Justiça do estado, se o TJ-AM entende que a Constituição vale ou se entende que não vale. Não há maiores discussões, é sim ou não. Porque se for ‘não’ a gente nem apresenta mais emendas impositivas para o ano que vem, se for ‘sim’, vamos apresentá-las. Agora, entendo que chegou a hora de termos uma solução e um encaminhamento”, concluiu o deputado.

Emendas Impositivas

Aprovada como emenda constitucional, os deputados passaram a ter direito a emendas o orçamento. No final de 2017, cada deputado apresentou emendas no valor total de R$ 5,7 milhões junto ao Orçamento do Estado, sendo que 25% obrigatoriamente para área de educação e 12% para saúde.

No total, Serafim apresentou 24 emendas parlamentares para compor o Orçamento Impositivo 2018. As emendas são voltadas para as pastas de Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Direitos Humanos e Cidadania, Assistência Social e Cultura, entre outros.

Artigo anteriorPolícia prende homem com arma de fogo e munições no bairro Cidade Nova
Próximo artigoJustiça defere mandados de prisão dos policiais envolvidos na morte de adolescente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui