Serafim fala sobre a necessidade de modernização da gestão pública

Deputado Serafim Correa, e a modernização da gestão pública/Foto: Assessoria

O deputado Serafim Corrêa, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Assembleia Legislativa do Amazonas, anunciou hoje, terça-feira (13), que promoverá uma reunião com os representantes das universidades federal e estadual do Amazonas para discutir a necessidade da inclusão digital e da tecnologia nos cursos de nível superior de gestão pública.


O parlamentar, também, disse que o aplicativo “Deputado Serafim”, já está concluído. A ferramenta contém o seu perfil político com todas as informações do mandato; a cartilha da Transparência, Controle Social e Cidadania, que orienta o cidadão a consultar os recursos repassados pelos Governos Federal e Estadual aos municípios, na versão digital; além da conectividade com as redes sociais.

Deputado Serafim Correa, e a modernização da gestão pública/Foto: Assessoria

“Conseguimos concluir o aplicativo que permite a todas as pessoas conhecerem os valores que foram repassados pelos governos federal e estadual para o interior do Amazonas. Essa é uma ferramenta que as pessoas podem ver no próprio celular. Todos os meses publicamos os valores transferidos naquele mês, permitindo que o cidadão saiba exatamente o total do montante repassado. A partir daí, tendo a informação de quanto entrou nos cofres do município, o cidadão poderá cobrar ao Executivo”, explicou Serafim.

O aplicativo “Deputado Serafim” já está disponível para download em smartphones e tablets que utilizam o sistema operacional Android (Google Play) e iPhone (iTunes/iOS).

De acordo com o deputado, que também é economista, o maior impasse é a desinformação e despreparo por parte dos municípios do interior para acesso a essas informações e adiantou que promoverá uma reunião para discutir o assunto.

“Existe muita desinformação por parte dos municípios amazonenses e é fundamental que o cidadão saiba o que o município arrecadou, porque às vezes até o próprio prefeito não sabe quais recursos entraram. Diante desse contexto, vamos promover uma reunião com a Comissão de Ciência e Tecnologia chamando as nossas universidades para conversarmos sobre a necessidade dos cursos voltados para a gestão pública contemplarem a vida mais moderna, os aplicativos, essas informações. Porque há uma realidade que nós precisamos conhecer”, defendeu.

Serafim também disse que profissionais precisam ser capacitados para operar o sistema.

“Os prefeitos do interior procuram profissionais formados em gestão pública ou contabilidade que saibam manusear os sistemas dos governos federal e estadual, mas eles não conseguem. Ao final, os 61 municípios do interior têm suas contabilidades e esses serviços prestados por dois escritórios de contabilidade em Manaus. Isso é lamentável porque cada município, com a receita que tem, precisaria, no mínimo, de um profissional que localizasse esses números e repassasse essas informações ao prefeito para que gerencie com coerência e transparência o município como um todo”, concluiu o economista.

Artigo anteriorEx-presidiário é executado com seis tiros, no bairro Alvorada
Próximo artigoOmar usou avião fretado pelo Governo para ir com a Família ao Caribe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui