Sérgio Fontes: Ampliar o monitoramento é estratégia de combate ao crime

Exposição Segurança - Rocam/Foto: SSP-Am
Exposição Segurança - Sérgio Fontes observa equipamentos/Foto: SSP-Am
Exposição Segurança – Sérgio Fontes observa equipamentos/Foto: SSP-Am

Expandir, até o fim do ano, a rede de monitoramento de câmeras, através parceria público-privada com empresas e instituições do Estado, que tenham tecnologia adequada para a integração, é o planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de acordo com
informação divulgada ontem (29), pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, durante a Expo Segurança 2015, que acontece até domingo (31), no Centro de Convenções Manaus Plaza,  organizado pelo Sindicato das Empresas de Vigilância e Segurança Privada do Amazonas (Sindesp-AM) e a KVM Engenharia.
De acordo com Sérgio Fontes, atualmente, o Sistema de Segurança possui cerca de 230 câmeras, em diversos pontos da cidade, que são monitoradas no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).


Com a execução desse projeto, os pontos de monitoramento podem chegar a mil. “Iremos fazer um chamamento público por meio de edital estabelecendo os parâmetros tecnológicos necessários e ainda todos os pré-requisitos. Esse projeto está em fase de planejamento e em breve será colocado em prática”, disse.

Ele destacou que a ampliação no monitoramento de câmeras é uma das estratégias de combate ao crime em Manaus e visa aumentar a sensação de segurança na capital. “O combate ao crime passa por diversas ações, incluindo o monitoramento de câmeras, que pode agilizar o atendimento da polícia, além de serem provas irrefutáveis em investigações”, disse Fontes.

O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da SSP-AM, Dan Câmara, destaca que a Secretaria de Segurança tem concentrado esforços para atender as demandas da Segurança Pública, com soluções integradas. “Trazer a rede privada para somar com a nossa rede de monitoramento, significa aumentarmos os pontos de observação, e também economia de recursos que podem ser destinados a outras demandas mais urgentes na área de Segurança”, disse Dan Câmara.

ExpoSegurança, veículos do sitemaFoto: SSP-AM
ExpoSegurança, veículos do sitemaFoto: SSP-AM

Veículos – Durante a Expo Segurança, os novos veículos e tecnologias utilizadas pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas estão em exposição, como as novas viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Seminário – Também na Expo Segurança, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realiza, hoje e amanhã (29 e 30 de maio), o 1º Seminário Integrado de Segurança, em parceria com o Sindicato das Empresas de Vigilância e Segurança Privada do Amazonas (Sindesp-AM) e a KVM Engenharia.

O evento será na estrutura montada dentro da Expo Segurança Amazonas 2015, que acontece no Centro de Convenções Manaus Plaza, e vai promover palestras e discussões sobre temas atuais de segurança pública. O seminário pretende promover a troca de conhecimentos e experiências vivenciadas no Estado do Amazonas.

Hoje, sábado (30), o segundo tema da mesa redonda será o Sistema Integrado de Comando e Controle, que começa a ser discutido a partir das 10h e se estende até às 12h. Para este assunto os convidados para compor a mesa são o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da SSP-AM, Dan Câmara; o secretário executivo adjunto de Operações, Pedro Florêncio, a secretária executiva adjunta de Inteligência, Tâmera Assad; o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins; e o secretário municipal chefe da Casa Militar da Prefeitura de Manaus, José Fernando Farias.

Artigo anteriorMixórdia parlamentar(Por Paulo Figueiredo)
Próximo artigoCapitania dos Portos prorroga prazo para agendamento de embarcações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui