‘Série Guaraná’ inicia hoje (09), com homenagens, espetáculos do mês de outubro

Espetáculo da " Série Guaraná", no TA
Espetáculo da " Série Guaraná", no TA
Espetáculo da ” Série Guaraná”, no TA

Os compositores e pianistas Karol Szymanowski (Polônia) e Sergei Rachmaninoff (Rússia), são os grandes homenageados do primeiro espetáculo de outubro da Série Guaraná, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, hoje, quinta-feira (09), às 20h00, no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião.

Dividido em duas partes, o concerto será conduzido pela orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, com participação do Coral do Amazonas e destaques para a soprano Isabelle Sabrié e os tenores Enrique Bravo e Homero Velho. Na primeira metade, o show é dedicado a Szymanowski, considerado pelos críticos um dos compositores europeus mais importantes da primeira metade do século 20, ao mesmo tempo em que é avaliado como um dos mais injustiçados e negligenciados pela diversidade de influências, especialmente da literatura, em seus trabalhos. Com mais de 100 composições, a escolhida para o concerto desta quinta-feira é a “Sinfonia Nº 3 – Canção da Noite”, considerada a obra-prima do polonês e baseada em textos do poeta e místico persa Mawlānā Jalāl-ad-Dīn Muhammad Rūmī.


A parte final da noite ficará com os “Os Sinos”, do russo Rachmaninoff. Proposta original, a sinfonia composta para orquestra, coro, três vozes solistas, foi escrita em Roma e baseou-se no poema homônimo de Edgard Allan Poe, cujo texto o músico havia conhecido pela tradução russa. Do mesmo modo que o poema, a partitura apresenta quatro momentos distintos, representando diferentes etapas da vida humana, por meio de uma simbologia que dava título à composição. Novos concertos – Um dos principais projetos musicais e artísticos brasileiros, a Série Guaraná promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, realiza, neste mês, outros dois concertos no Teatro Amazonas, nos dias 23, às 20h, e 26, às 19h. Em todos os espetáculos, os ingressos na plateia custam R$ 20 e os demais lugares nos camarotes e frisas são gratuitos.

Artigo anteriorIntervenção no município de Coari ainda em discussão na Assembleia/AM
Próximo artigoDefesa de Jader diz que ação de corrupção no STF está prescrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui