
Site que divulga shows de músicos e bandas de músicas no Brasil, fez levantamento das atividades financeiras destes mesmos artistas e tiveram uma surpresa.
Celebridades – O mundo sertanejo apoiador de Jair Bolsonaro tem uma dívida com a Receita Federal, que está próxima de R$ 1 Bilhão. São dívidas, juros de pagamentos atrasados, multas de Imposto de Renda (IR), à pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com o Site, boa parte dos sorridentes sertanejos (foto) e, os seus empresários, parentes, e/ou empresas ligadas a eles estão na mira da Receita Federal. Quem tem dado informações aos Auditores Fiscais da Receita, são os Procuradores dos Ministérios Públicos Federais (nos Estados).

Há indícios de superfaturamentos na venda de shows em cidades do Brasil – especialmente no Centro-Oeste e Nordeste.
Perdão
A suspeita das fontes ouvidas, é que o apoio a Bolsonaro estaria ligado a uma provável promessa futura de “relaxamento” dessas dívidas em até 90%, caso ele se reeleja. Alguns dos multados pela Receita estão usando o sistema federal “Regularize” para questionar ou negar as dívidas. Embora o sistema já existisse, ele foi ampliado assim que o presidente tomou posse, em 2019.
Empresas
Há também investigação sobre um sem-número de empresas abertas que promovem a carreira dos sertanejos. Na verdade, muitas delas estão em nome de procuradores, agentes, amigos, parentes (inclusive ex-mulheres), empresários e até “laranjas” dos próprios artistas.
Opinião: Caso da Máfia dos Shows em SP virou “paradigma” em MPFs
A informação foi obtida por este site junto a uma fonte na própria Receita e junto a dois Ministérios Públicos Federais: São Paulo e Ceará.
Estratégia e sonegadores
O Site explica como é montada a estratégia dos sonegadores. Segundo eles, “é tão simples que até irrita”. Funciona assim: quando uma empresa começa a acumular dívidas federais (como IR e Previdência), seus donos deixam aberta (até porque o fechamento é impossível com dívida ativa), porém são inativadas.
Em seguida, os envolvidos simplesmente abrem outras empresas que continuam a fazer o mesmo que a anterior. A empresa anterior, moribunda, fica anos espetada no gancho do Leão. O problema é o tempo que demora para a Receita conseguir responsabilizar as pessoas físicas por trás das jurídicas sonegadoras. Pode levar anos.
[pdf-embedder url=”https://correiodaamazonia.com/wp-content/uploads/2022/10/Mafia-dos-shows-publicos-no-Brasil….pdf” title=”Máfia dos shows públicos no Brasil…”]
Se a Secom-PR quiser se pronunciar, este texto será atualizado.
Matéria completa, veja no Site: Ooops