

A partir de hoje, segunda-feira (12), entra em funcionamento, o serviço especializado de alta complexidade em ortopedia pediátrica, oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas(Susam), que, segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, contemplará, tanto a área ambulatorial quanto a cirúrgica e visa atender às doenças ortopédicas da infância e os traumas ortopédicos.
O atendimento ambulatorial será feito na Policlínica Zeno Lanzini e a parte cirúrgica será ofertada no Pronto Socorro Platão Araújo, ambos localizados na zona Leste de Manaus. O secretário executivo adjunto de atenção especializada da capital, da Susam, Wagner Willian de Souza, explica que o acesso a esse serviço será através da rede de atenção primária em saúde. “O paciente será atendido inicialmente em uma unidade da rede básica e, se houver necessidade, será referenciado para o profissional especializado”, ressalta. Neste serviço, serão atendidas crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos.
As consultas serão agendadas através do Sistema de Regulação (Sisreg) e a marcação deverá ser feita na mesma unidade onde foi realizado o primeiro atendimento. “É importante que isso fique esclarecido, para que os pacientes não procurem diretamente o serviço e busquem o primeiro atendimento na rede básica”, destacou Wagner Souza.
Ele esclarece que os casos mais simples continuarão sendo atendidos e resolvidos na rede básica de saúde, na parte ambulatorial. As urgências de baixa e média complexidades permanecerão sendo encaminhadas para os Serviços de Pronto Atendimento (SPA´s) e para os Prontos Socorros da Criança.
Entre as doenças que serão atendidas neste serviço estão as deformidades do membro inferior, da coluna, dos pés, sequelas de fraturas, artroses, osteoporose e tendinopatias.
Endocrinologia Pediátrica
Em fevereiro deste ano a Susam implantou o ambulatório especializado em Endocrinologia Pediátrica, que funciona na Policlínica Gilberto Mestrinho, localizada no Centro de Manaus. Este também é um serviço de alta complexidade, cujos pacientes são encaminhados através da rede básica de saúde e a marcação das consultas feitas através do Sisreg.
Neste serviço são atendidos os casos de maior complexidade, como as doenças da tireoide, diabetes tipo 1, distúrbios da diferenciação sexual, distúrbios da puberdade, distúrbios da glândula grenal e tumores.
_________________________________________