Serviços de saúde serão mais fiscalizados em Nova Olinda do Norte

Foto: Recorte

A população de Nova Olinda do Norte (a 113 quilômetros de Manaus) passará a ter melhor atendimento nos serviços de saúde. A garantia é do Ministério Público do Amazonas (MPAM).


Equipes do órgão irão acompanhar a regularidade dos serviços públicos prestados nas áreas de saúde, educação e segurança pública. O objetivo é que os moradores tenham acesso a mais qualidade nesses serviços e atendimentos.

As ações buscam apurar eventuais denúncias de irregularidades de agentes policiais, incluindo casos de violência policial; eventuais problemas na prestação de serviços de saúde, como a falta de medicamentos, filas de espera e omissão no atendimento a pacientes em situação de risco; além de fiscalizar os serviços educacionais, com relação à ausência de professores, inadequação do transporte escolar e evasão escolar.

De acordo com a promotora de Justiça Tainá dos Santos Madela, autora dos procedimentos, o objetivo do Ministério Público é garantir que as políticas públicas estejam em conformidade com os princípios constitucionais, de modo que a aplicação de recursos públicos ocorra de maneira transparente e eficiente.

A Promotoria de Justiça ainda notificou as autoridades policiais locais e as secretarias municipais de Saúde e Educação, requisitando o envio de relatórios periódicos sobre as atividades desenvolvidas durante o ano de 2024, quadro de pessoal, estrutura física das delegacias, escolas e unidades de saúde, bem como dados dos atendimentos e gestão dos recursos financeiros.

Para garantir o cumprimento na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, a promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte também instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a atuação dos conselhos tutelares do município, verificando se as ações do órgão estão de acordo com as atividades previstas na legislação das entidades de proteção aos direitos sociais.

Artigo anteriorHorário de verão só será retomado se for ‘imprescindível’, diz ministro
Próximo artigoMotociclista morre ao cair de veículo no Tarumã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui