

Com o objetivo de agilizar o Recadastramento Biométrico dos eleitores, em Manaus, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), firmaram na última quarta-feira (18), Termo de Cooperação Técnica, através da qual serão disponibilizados ao TRE-Am, 40 servidores para fazerem parte da execução do trabalho de revisão do eleitorado, por meio de identificação biométrica.
Conforme o termo de cooperação, os servidores que ficarão a disposição do TRE-AM não devem ter filiação partidária e nem estar envolvidos com atividades político-partidária; devem possuir no mínimo o Ensino Médio completo e não devem estar respondendo à Sindicância ou processo Administrativo Disciplinar.
“Essa iniciativa surgiu no final do ano passado quando durante uma visita à presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, a magistrada nos relatou a dificuldade para conseguir pessoal para dar suporte a esse procedimento que é obrigatório e garante ao eleitor a sua regularidade junto à Justiça Eleitoral, por isso estamos firmando essa parceria com o TRE para somarmos com a instituição nesse processo que é tão importante para o exercício da cidadania”, destacou o presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto.
Para o vice-presidente do Tribunal, desembargador João Mauro Bessa, a cooperação vai dar mais agilidade no processo de cadastramento, principalmente depois que os postos descentralizados começarem a funcionar em Manaus e também nos demais municípios do interior do Estado.
Após a assinatura do termo de cooperação técnica, vereadores e servidores da Câmara fizeram o cadastramento biométrico.
A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é recadastrar mais 16 milhões de eleitores até o ano que vem. Para Manaus, a meta é chegar a 1,2 mi de eleitores.