Servidores da educação do AM terão progressão e estabilidade funcional

Omar assina decretos dos educadores
Omar assina decretos dos educadores
Omar assina decretos dos educadores

Foram assinados ontem (31), pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, os decretos que autorizam aumento salarial e a estabilidade funcional para servidores da educação do Estado, durante a abertura do 9º Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais, no Hotel Tropical, e beneficiam mais de 5,4 mil trabalhadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Governador Omar Aziz(D) e o vice José Melo(E)
Governador Omar Aziz(D) e o vice José Melo(E)

Ao lado do vice-governador, José Melo, do secretário de Educação, Rossieli Soares, e de uma comitiva de deputados estaduais, Omar Aziz participou da abertura do evento que contou com a participação de gestores de todo o Estado e destacou os avanços promovidos por sua gestão para a categoria, como a definição do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), aprovado ano passado.

Segundo o governador, as mudanças são fundamentais para a política de melhorias direcionadas aos servidores da educação e contribuem para ampliar a qualidade do ensino. “Ser professor é uma tarefa árdua, imagina sem a perspectiva de crescimento na carreira. Era assim que ocorria. Os servidores não eram promovidos, ficavam a vida inteira daquela forma. Além dessa mudança, oferecemos mais cursos de qualificação, graduação e mestrado, para que eles tenham as condições ideais para crescer. Essa é a diferença”, destacou o governador, citando como exemplo o início, no último final de semana, de mais um curso de qualificação pela Seduc atendendo cerca de 7 mil servidores.

Omar em meio aos educadores
Omar em meio aos educadores

Com o decreto da progressão diagonal, o Governo do Estado autoriza aumento salarial de 2,5% para 4.100 servidores públicos estaduais, entre professores e pedagogos, que realizaram a avaliação de progressão horizontal prevista no PCCR e alcançaram média de corte estipulada pelo exame. A progressão diagonal é um aumento adicional à progressão horizontal.

O outro decreto assinado pelo governador assegura a estabilidade funcional aos chamados “servidores apostilados”. A medida beneficia 1.301 servidores públicos da educação que ingressaram no serviço público há mais de dez anos – não por concurso público, como estabelecido hoje por lei. Com o decreto, o Governo do Amazonas assegura aos servidores direito à aposentadoria, ao 13º salário e a 1/3 de férias. Com o decreto, a Seduc também iniciará o processo de futuro enquadramento destes servidores no novo PCCR.

Avanços para professores – Em 2013, o governador Omar Aziz promoveu mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação do Estado beneficiando os mais de 30 mil trabalhadores. Ganhos inéditos foram incorporados como a progressão horizontal (remuneração por tempo de serviço) e a progressão vertical (pós-graduação). Houve a criação da carreira para servidores administrativos de níveis fundamental e médio, como merendeira, serviços gerais e assistentes administrativos, promovendo aumento salarial de 15%.

A categoria dos servidores integrados foi beneficiada com a incorporação das vantagens na aposentadoria. Houve também a inclusão do salário GIS, uma gratificação concedida aos professores que estão em sala de aula.

Entre as vantagens do PCCR, está a redução de 7,5 para quatro anos no tempo da Progressão Horizontal, a realização de Progressões Pendentes para 17 mil servidores, o fim das distorções salariais nas progressões verticais (antes, servidor com nova titulação acadêmica acabava tendo perdas salariais) e a criação de plano de carreira para servidores técnicos de ensino Fundamental e Médio igualando benefícios de evolução na carreira ao dos professores.

Artigo anteriorAnalisaremos qualquer pedido sobre Operação Estocolmo, diz Josué Neto
Próximo artigo‘Minha terra não é moeda de troca’, diz vereador Mitoso ao repudiar empresário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui