
Sem ter o que comemorar, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM) realiza, nesta sexta-feira (27), véspera do Dia do Servidor, uma manhã de reflexões sobre os brutais ataques que a categoria tem sofrido nos últimos tempos.
O evento acontece a partir das 9h, simultaneamente, em oito órgãos do serviço público federal localizados na capital amazonense, entre eles: Inpa, Incra, Ibama, Funai, Conab, Ministério da Agricultura, Dnit e Funasa. Estes três últimos recebendo também servidores do Ceplac, Inmet e SFA, ANTT e Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde, Disas (cedidos à FVS), Lacen e Seai, respectivamente.

Segundo o secretário geral do Sindsep-AM, Walter Matos, entre as principais pautas de discussão do dia estarão os impactos causados pela Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização sem limites, que só têm trazido prejuízos à classe trabalhadora de modo geral.
“Não temos nada para comemorar. Temos sim, muito, pelo que lutar, pois não podemos ver parados conquistas históricas se esvaindo da noite para o dia enquanto o desmanche no setor público só avança”, comenta o líder sindical.
Ainda de acordo com Matos, também estarão da pauta de debates o Programa de Demissão Voluntária (PDV), o aumento da contribuição dos servidores de 11% para 14%, a demissão de concursados e a suspensão dos acordos de reajustes firmados em 2015, além de outros de igual importância para a categoria.
Ainda na ocasião os servidores vão discutir as estratégias para o Dia Nacional de Lutas que deve ocorrer, em 10 de novembro.