Sessão Especial em homenagem pelo Dia da Consciência Negra

Sessão Especial em homenagem pelo Dia da Consciência Negra/Foto: Divulgação

Às 10h desta segunda-feira (21), será realizada Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A solenidade é de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deputado José Ricardo Wendling (PT), juntamente com o deputado Luiz Castro (Rede) e a deputada Alessandra Campêlo (PMDB), e acontece no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
O dia 20 de novembro foi escolhido em homenagem à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, lugar que serviu de refúgio para aproximadamente 20 mil escravos. A celebração da Consciência Negra é uma forma de fazer memória, para que o povo brasileiro não repita a brutalidade com que os negros foram tratados durante a colonização do Brasil, marginalizados da sociedade.


José Ricardo ressaltou que a Assembleia Legislativa não poderia deixar de realizar essa solenidade, visto que o Amazonas foi o segundo estado brasileiro a declarar a liberdade aos escravos negros. “Essa data sempre tem de ser lembrada por todo o povo brasileiro, para que a luta pela igualdade reflita em políticas públicas, conforme prevê a Constituição Federal. Com a inclusão social igualitária, todos saem ganhando. É assim que fazemos justiça aos negros e às negras que tanto sofreram na construção do Brasil”, expôs o parlamentar, que é autor da Lei nº 4303/2016, que estabelece no calendário oficial do Estado o 10 de julho como sendo o Dia da Abolição da Escravatura no Amazonas.

Sessão Especial em homenagem pelo Dia da Consciência Negra/Foto: Divulgação
Sessão Especial em homenagem pelo Dia da Consciência Negra/Foto: Divulgação

Na Sessão Especial serão homenageadas entidades do Estado que atuam na promoção da igualdade racial. Foram convidados para participar da homenagem, dentre outros órgãos e entidades: Gerência de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus, Rede “Um Grito pela Vida”, Conferência das Religiosas do Brasil (Núcleo Manaus), Centro de Direitos Humanos Arquidiocese de Manaus, Articulação Amazônia dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama), Fórum Afroamerídias e Caribenhos, Fórum Permanente Afrodescendentes do Amazonas (Fopaam), União Nacional Dos Negros (Unegro), Fórum de Juventude Negra e Instituto Cultural Afro Matubelê.

Assunto: Sessão Especial pelo Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)
Data: 21 de novembro – SEGUNDA-FEIRA
Horário: 10h
Local: Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado
Endereço: Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3950, Parque Dez

Artigo anteriorHomem morre atropelado ao ser atingido por táxi na Av. Constantino Nery, em Manaus
Próximo artigoFVS realiza capacitação para técnicos de controle da malária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui