
O senador Eduardo Braga (MDB/AM) reforçou a importância da proteção e da continuidade dos incentivos aos fabricantes nacionais de bicicletas, segmento estratégico do setor de Duas Rodas presente no Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele esteve com o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e com técnicos da Receita Federal, na noite de quarta-feira (16), e teve boa receptividade sobre o assunto.
“Esse mercado gera milhares de empregos e, consequentemente, renda no Amazonas”, disse o parlamentar, que foi até o titular da pasta acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, e mais dois integrantes da entidade, que responde por 40% do mercado de bicicletas no Brasil.

O apelo de Braga a Guardia foi motivado pela notícia de que a Fazenda pretende excluir esse produto da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) – instrumento previsto no Mercosul que permite aos países membros do bloco a aplicação de alíquotas de imposto de importação diferenciadas.
Segundo Fermanian, essa possibilidade abalaria o setor de duas rodas instalado no PIM, que voltou a apresentar resultados animadores após sete anos de quedas na produção e venda, alcançando a marca de 12,2 mil postos de trabalho.
Em expansão – Nos últimos cinco anos, o segmento de bicicletas recebeu investimentos superiores a R$ 300 milhões no Amazonas, gerando mais de quatro mil e quinhentos empregos na capital amazonense, entre diretos e indiretos. Além disso, mais duas empresas preparam-se para instalar suas fábricas em Manaus – consolidando a cidade como o maior polo de produção de bicicletas do Ocidente.