´Sexta Dançante´, dia de sorrir e dançar ao som do bolero no Centro do Idoso

Sexta Dançante do Idoso/Foto: Divulgação

Passos marcados, boas risadas, novos laços de amizade, e até encontros apaixonados, fazem parte da “Sexta Dançante”, que acontece na praça central do Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI), no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na Zona Sul, a partir das 14h00 até às 19h00 com repertório exclusivo de bolero, reúne vários alunos do curso de Dança de Salão do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
Os boleristas que frequentam esse evento em celebração à dança, tradicionalmente realizado desde 2009, veem a prática desse exercício não apenas como forma de lazer e entretenimento, mas como uma excelente opção para quem quer descontrair, fazer novas amizades e até iniciar relacionamentos amorosos.


Sexta Dançante do Idoso/Foto: Divulgação

Frequentadora fiel das Sextas Dançantes e aluna há oito anos do Liceu, a aposentada Luzimar da Silva, de 69 anos, já participou de diversas atividades no CECI, como peças de teatro, concurso de dança, carimbó e boi bumbá. Foi nas aulas que iniciou um relacionamento, casou-se e, durante três anos, ela e o esposo passaram a frequentar todas as atividades juntos. Há quatro meses, a aposentada está viúva e, para ela, além de proporcionar interação entre os colegas, as aulas ajudam a amenizar o luto.

“A dança me possibilitou momentos de muitas alegrias, foi com ela que tive a oportunidade de conhecer meu grande amor. Infelizmente, ele se foi, ficaram as boas lembranças. Após tudo que me aconteceu, voltei a frequentar o Centro para dançar e me distrair. A vida teve que continuar”, afirmou Luzimar.

Os aposentados Raimundo Nonato da Silva, 76, e Raimunda Silva dos Santos, 68, iniciaram um relacionamento após alguns encontros no evento dançante. Juntos há cinco anos e alunos da Dança de Salão, ambos são apaixonados pelo ritmo de bolero, e todas as sextas-feiras têm encontro marcado no CECI. Para o aposentado, que é frequentador desde o início do projeto, a dança ficou ainda melhor após o início do namoro.

“Minha vida só melhorou após frequentar o Centro do Idoso e, principalmente, conhecer meu par na dança e na vida. Hoje tenho mais saúde, qualidade de vida e disposição. Quem tiver a oportunidade de se inscrever nas aulas vai conhecer um lugar ótimo, excelente opção para fazer novas amizades e praticar exercícios, quem sabe também iniciar um relacionamento, assim como eu”, declarou.

Bem-estar e qualidade de vida – Os cursos no CECI estimulam a melhoria na qualidade de vida do público que alcançou a terceira idade, proporcionando a socialização e a descontração por meio de atividades que melhoram a postura, a memória e a disposição física. Para Patrícia Albuquerque, 30, uma das coordenadoras dos cursos do Liceu no CECI, as aulas de interpretação, preparação de voz e movimento corporal proporcionam outra forma de vida para o grupo da terceira idade.

“Essas atividades auxiliam na eliminação de doenças como a depressão, estimulam o início de novos laços de amizade através da socialização e oferecem uma ocupação que proporciona lazer para eles. Tornou-se comum surgirem novos namoros, já tivemos até casamento com casais que se conheceram nesse Centro. É gratificante propiciar bem-estar para esses idosos. Eles possuem muita disposição e adoram praticar essas atividades, principalmente a dança”, finalizou Patrícia.

As aulas do curso de Dança de Salão no CECI são oferecidas de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, e às sextas, das 8h ao meio-dia, para alunos a partir de 45 anos. Das 18h às 21h, as atividades também são abertas para pessoas a partir dos 18 anos. O Liceu oferece ainda no Centro de Convivência cursos gratuitos de Teatro e Coral, para pessoas a partir de 45 anos, com aulas de segunda a sexta-feira, duas vezes durante a semana. De 24 a 26 de abril, serão abertas inscrições para novas turmas dos três cursos oferecidos no local.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Artigo anteriorAtlético-PR e Flamengo fazem duelo na Arena da Baixada pela Libertadores
Próximo artigoSegundo lote de ingressos para a palestra de Augusto Cury já está quase esgotado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui