Shopping Ponta Negra recebe o Festival de Teatro Infantil de Bonecos

Foto: Divulgação

Entre os dias 2 e 10 de setembro, o Shopping Ponta Negra recebe o Festival de Teatro Infantil de Bonecos, que será realizado em parceria com a consagrada Cia. Articularte. A atração ficará localizada no segundo piso (L2), ao lado da loja Vivara. No espaço, os pequenos poderão se divertir assistindo as peças “Cuca Fofa de Tarsila”, “Portinari Pé de Mulato” e o “Menino Coragem”. Além disso, a criançada também poderá participar de oficinas de criação de bonecos que acontecerão no intervalo dos espetáculos.
Além de ser uma atividade gratuita e voltada para a formação cultural e divertimento das crianças e de toda a família, a gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, Karla Henderson, destaca que essa é uma oportunidade para conhecerem também o trabalho Cia. Articularte, que completa neste ano 18 anos de atividades teatrais e é considerada uma das mais prestigiadas em animação de São Paulo, segundo a crítica especializada.


Foto: Divulgação

E para comemorar seu aniversário, a companhia traz para Manaus a sua mais nova produção, o “Menino Coragem”, que foi inspirada em histórias de vida de imigrantes, exilados, refugiados e suas crianças.

Em cena, quatro atores-animadores (Surley Valerio, Gabriela Zenaro, Renato Bego, Flávio Borzi) dão vida a doze bonecos. A montagem ganhou o prêmio edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. A sonoplastia é assinada por Raul Teixeira e a coordenação de dramaturgia de Luis Alberto de Abreu.

Foto: Divulgação

“Contamos aventuras de crianças corajosas e destemidas com muita animação e peripécias. Inspiramos-nos livremente em histórias e contos de crianças refugiadas e imigrantes. É na hora dos pequenos perigos que a gente conhece o verdadeiro ser humaninho. A música e trilha sonora são bem diferenciadas. Os figurinos são divertidos e o cenário com iluminação setorizada indicam pura alegria. Uma peça de viagem e coragem”, conta o diretor e autor Dario Uzam.

A Cia Articularte começou sua jornada teatral com a Trilogia Modernista, composta dos espetáculos A Cuca Fofa de Tarsila (2000); O Trenzinho Villa-Lobos (2001); e Portinari pé de mulato (2002). Já realizou espetáculos em vários Estados brasileiros, tendo conquistado diversos prêmios e editais municipais, estaduais e federais. A Companhia já realizou mais de 4 mil apresentações, com público estimado em cerca de um milhão e quinhentas pessoas.

Foto: Divulgação

Confira a Programação
No dia 2, às 17h, será exibida a peça “Cuca Fofa de Tarsila” e, às 19h, “Portinari Pé de Mulato”. No dia 3, às 17h, será a vez do “Menino Coragem” e, às 19h, “Cuca Fofa de Tarsila”.

No dia 5, acontecem duas sessões, às 17h e às 19h, da história “Portinari Pé de Mulato”. No dia 7, o público poderá assistir uma das duas sessões do “Menino Coragem”, que acontecem às 17h e às 19h.

No dia 9, às 17h, será exibida a peça “Cuca Fofa de Tarsila” e, às 19h, “Portinari Pé de Mulato”. E, no dia 10, último dia de Festival, às 17h, será apresentada a peça do “Menino Coragem” e, às 19h, “Cuca Fofa de Tarsila”.

Sinopse das Peças
“Cuca Fofa de Tarsila” – Este premiado espetáculo de teatro de animação de bonecos inventa e conta uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. Um Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha, que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. A peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral, considerada a sinhazinha do Modernismo Brasileiro, que completa 95 anos em 2017.

“Portinari Pé de Mulato” – Uma vizinha invejosa coloca “olho gordo” em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do um quadro recém-pintado. Denise é curiosa e faz algumas artes marotas, quando derruba uma sacaria de café, deixando furioso o bravo Capataz que quer dar uma lição na menina. A boneca Denise passa por uma verdadeira aventura de suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneirinho fujão antes que suas tintas sequem. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos Chorinhos, com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores.

“Menino Coragem” – Um menino e sua irmã se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas, até chegarem em uma nova terra, onde terão que adaptar-se à vida daquele povoado. Diversos bonecos e formas animadas ajudam a contar essa curiosa trama.

Oficinas de Criação de Bonecos
Com duração de 1h, as Oficinas de Criação de Bonecos irá permitir que a criançada solte a imaginação durante o Festival de Teatro. A Companhia Articularte será a responsável pela atividade e irá disponibilizar todos os materiais necessários para dar vida aos bonecos.

Na oficina de Luvas, por exemplo, as crianças receberão um molde do boneco costurado em TNT, para encherem a cabeça com material tipo algodão, em seguida elas irão fazer a colagem de cabelos, olhos, nariz, bocas e pequenos adereços. Na de Sombras, os pequenos irão desenhar o corpo dos bonecos fixa-los na base de arame e fazer projeção de luz.

Já na oficina de Dedoches, a criançada irá customizar dedos de luvas, acrescentando cabelo, olhos, nariz, boca e orelhas. E, na de Meias, os pequenos terão a missão de transformar os objetos, em animais ou até mesmo em pessoas.

Artigo anteriorAvenida Coronel Teixeira será parcialmente interditada para desfile cívico escolar
Próximo artigoProjeto de Lei que garante recursos para UEA segue para sanção do governador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui