Sindifisco-AM celebra Dia do Auditor Fiscal com palestra e homenagens


O Sindifisco-AM informa que as comemorações do Dia do Auditor Fiscal, que é celebrado no dia 21 de setembro, serão realizadas com várias atividades nos dias 20 (quarta-feira) e 21 (quinta-feira) de setembro. A solenidade de abertura acontecerá às 9h30, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM – avenida André Araújo, nº 150, Aleixo, zona centro-sul), onde haverá uma palestra coordenada pela Escola de Administração Tributária do Sindifisco-AM (Esata) com o economista Ailson Nogueira Rezende, que falará sobre o tema “A importância da Administração Tributária para a recuperação da economia do Estado do Amazonas”.
O palestrante é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui MBA em Engenharia Econômica e Financeira pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e pós-graduação em Tecnologias de Negócios na Internet pelo Instituto Luterano de Ensino Superior (Iles-Ulbra). Em 2012, Ailson Rezende foi presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Amazonas e é membro do Observatório Social de Manaus (OSM). Desde 2005, atua com assessoria e consultoria empresarial na Phoenix Consultoria Ltda.

O diretor da Esata, o auditor fiscal de tributos estaduais Romildo Oliveira, explicou que o evento é gratuito e voltado para os servidores públicos, autoridades públicas, empresários, professores, universitários e demais segmentos da sociedade organizada. Ele informou que as inscrições poderão ser feitas no dia da abertura do evento e que todos os participantes receberão certificados de participação. Romildo Oliveira destacou que a palestra será filmada e estará disponível no site do Sindifisco (www.sindifisco-am.com.br) e que a Esata também publicará uma revista com o conteúdo da palestra.

O presidente do Sindifisco-AM, o auditor fiscal de tributos estaduais, Ricardo Castro, ressaltou a relevância da discussão do tema da palestra no momento em que se discute os direitos dos servidores públicos, as reformas previdenciária e tributária, e a redefinição do tamanho do Estado. “O objetivo da palestra é fomentar e incentivar o debate sobre a importância da administração tributária para a recuperação da economia do nosso Estado neste momento em que se constata um alto índice de desemprego e o Polo Industrial de Manaus ainda não deu os sinais de recuperação esperados”, comentou Ricardo Castro.

Romildo Oliveira afirmou que “é papel da Esata promover palestras e se relacionar com os demais segmentos da sociedade organizada, pois queremos a contribuição de todos para encontrar soluções e caminhos para enfrentarmos a crise que assola o nosso Estado”.

Homenagens – No dia 21, às 9h30, no auditório da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam – rua Franco de Sá, nº 812, São Francisco, zona sul), serão homenageados os auditores fiscais de tributos estaduais que obtiveram a aposentadoria com o Diploma de Reconhecimento Fiscal: José Carlos Castelo Alves, Manuel Rodrigues Bandeira Neto, Tereza Maria da Silveira Gomes, Ary Carlos Cruz Figueira, Gilsonberto Cordeiro de Lucena, Romualdo Afonso Torres Ferreira, Wilson Cruz Freire, Eliezer Batista de Aquino, Valter Fernandes Barroncas e Margarida Maria Santos Benchaya.

Também serão homenageados com a Medalha Ricardo Manoel Nicácio os ex-presidentes do Sindifisco-AM Eli Sena da Silva (2004-2005), Luiz Osvaldo Barbosa Evangelista (2007-2009), Joaquim Francisco da Silva Corado (2012-2013) e Liberman Bichara Moreno (2014-2015), por suas contribuições ao fortalecimento e engrandecimento da categoria na luta e conquista do teto constitucional dos auditores fiscais de tributos estaduais.

O Sindifisco-AM também fará uma homenagem ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, e à vice-presidente do TCE-AM, a conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, por suas contribuições para a consolidação do sistema de produtividade dos auditores fiscais de tributos estaduais.

Como parte das comemorações, haverá também um almoço de confraternização no auditório da Affeam, a partir das 12h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui