Sinepe está com inscrições abertas para o VI Concurso de Redação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe/Am)  está com inscrições abertas para o “VI Concurso de Redação”. Neste ano, a competição vai premiar os melhores textos de alunos do Ensino Médio, sobre o tema “Os jovens e o Mercado de Trabalho”. Estudantes do Ensino Fundamental podem concorrer nas categorias conto e poesia, com tema livre.

Podem participar do concurso alunos das instituições de ensino associadas ao Sinepe. As inscrições iniciaram esta semana e vão até o dia 15 de setembro, na sede do Sinepe, no edifício The Place, na rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis.

Foto: Divulgação

O objetivo do concurso é desenvolver o pensamento, o raciocínio lógico, a pesquisa, a criatividade e a originalidade de alunos do Ensino Fundamental e Médio, valorizando assim, a produção de textos. Segundo a presidente do Sinepe, Elaine Saldanha, o tema deste ano está muito em sintonia com a preocupação dos jovens com relação à escolha da profissão.

Elaine Saldanha ressalta que o concurso propicia que os alunos desenvolvam seus talentos. “Por mais que se viva ‘numa era digital’, em que grande parte dos conteúdos consumidos é digital, algo que nunca sairá de moda é a capacidade do ser humano de criar e desenvolver ideias”, frisou.

O concurso é voltado para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para os alunos do 4º ao 9º do Ensino Fundamental, o gênero textual será conto e/ou poesia – será possível concorrer com um texto em cada um dos gêneros. Já os estudantes do Ensino Médio apenas poderão concorrer com uma dissertação argumentativa.

Cada escola fará uma pré-seleção, escolhendo os três melhores textos de cada gênero. As redações selecionadas serão, então, enviadas pela escola ao SINEPE/AM. Uma Comissão Julgadora indicada pela Coordenação do Concurso avaliará as produções, considerando: adequação ao tema; coesão; coerência; acentuação, ortografia, pontuação, concordância; estética e criatividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui