Sistema de Segurança leva policiamento repressivo aos bairros de Manaus

Policiamento repressivo nos bairros de Manaus/Foto: Valdo Leão
Policiamento repressivo nos bairros de Manaus/Foto: Valdo Leão
                          Policiamento repressivo nos bairros de Manaus/Foto: Valdo Leão

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e órgãos do Sistema (Polícias Civil, Polícia Militar, Detran-AM, Corpo de Bombeiros), com  reforço da Tropa Especializada para atuar na repressão qualificada de crimes, iniciaram, neste fim de semana, a operação “Capital Segura”, uma ação especifica nos bairros de Manaus, onde estão concentrados o maior número de homicídios até junho de 2016, incluindo, o distrito Cacau Pirêra. em Iranduba, que também recebeu reforço no policiamento.
Nesses locais, com apoio do policiamento convencional e do helicóptero do Sistema de Segurança, policiais do Choque, Rocam, Marte, COE, Grupo Fera, Batalhão Ambiental, os policiais realizam: incursões em ruas e vielas, revistas em pessoas suspeitas e barreiras policiais para verificação de pessoas.


De acordo com secretário de Segurança Pública, a operação Capital Segura é uma das novas ações planejadas para melhorar a sensação de segurança da população e inibir ocorrências de crimes contra a vida.  “Desde segunda-feira, todos os órgãos do Sistema estão realizando ações específicas, como a prisão de pessoas envolvidas em crimes que tanto perturbam a vida do cidadão, como o roubo, tráfico e homicídios.  Essa operação  é a parte repressiva do planejamento, onde estamos mostrando que a polícia está nas ruas fazendo a repressão ”, destacou.

Sérgio Fontes destacou que os órgãos estão atuando conforme levantamento da SSP-AM que aponta as áreas da cidade com maior mancha criminal. “Tivemos a prisão de mais 100 pessoas nessa última semana, envolvidas principalmente, nos crimes de tráfico, homicídios e roubos. As prisões são uma resposta de todos os órgãos de Segurança para a sociedade de que estamos empenhados em tirar das ruas, pessoas que são recorrentes na prática criminosa”, afirmou.

Blitz coordenadas pelo Detran-AM, vistorias em bares e estabelecimentos realizadas pelo Corpo de Bombeiros com acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica também completaram o cronograma da operação durante os procedimentos desta primeira noite. “As operações integradas são importantes para garantir a Segurança em geral, por isso, além da parte repressiva, o Corpo de Bombeiros atua na questão de vistoria dos estabelecimentos noturnos e o Detran na fiscalização do trânsito”, disse.

Polícias realizam mais de 5 mil prisões

Policiais de espalham nos bairros de maior incidência de crimes/Foto: Valdo Leão
            Policiais de espalham nos bairros de maior incidência de crimes/Foto: Valdo Leão

Somente nos primeiros cinco meses de 2016, a SSP-AM já registrou a prisão de 5,3 mil prisões em flagrante e cumprimento de mandado judicial. As prisões foram realizadas pelas Polícias Civil e Militar e SSP-AM.

De janeiro a junho, mais de 300 armas de fogo foram apreendidas durante ações de policiamento ostensivo em Manaus, quantidade superior ao mesmo período de 2015.

Artigo anteriorParlamentares vão de graça aos jogos olímpicos
Próximo artigoGanso despede-se do São Paulo e segue para o Sevilla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui