
Após manifestação, moradores da comunidade Monte Horebe, localizada na AM-10, foram recebidos por representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM) Eles protestavam contra a decisão judicial que determinou a saída deles da área que ocupam.
Os moradores explicaram que, desde que ocuparam a área, nunca tinham sido informados sobre algum pretenso proprietário. Mas que foram surpreendidos por uma intimação expedida pela 9ª Vara Cível de Manaus fazendo valer o mandado de reintegração de posse em favor de uma empresa construtora.
O Subprocurador-Geral Fábio Monteiro explicou a situação jurídica do caso e conseguiu, ainda durante a reunião, que o Governador Wilson Lima prometesse uma análise do caso para a solução do problema que afeta cerca de 5 mil famílias assentadas na área. Por telefone, Wilson Lima informou que vai se reunir com o Ministério Público e, até a segunda-feira, os moradores deverão ser informados de alguma posição concreta.
“O nosso papel é esse. Não se trata, aqui, de estimular invasores, muito menos de estimular o descumprimento da lei. Mas a grande questão é deixar claro é que há uma preocupação social. E nós vamos chamar o governo para dizer de que maneira, dentro da esfera legal, ele pode solucionar o problem”, afirmou Carlos Fábio Monteiro.