SSP-AM realiza palestras de conscientização sobre uso de drogas, em Manaus

Palestrantes alertam para as graves consequências/Foto: Divulgação
Palestrantes alertam para as graves consequências/Foto: Divulgação
                 Palestrantes alertam para as graves consequências/Foto: Divulgação

Aberta ontem, terça-feira (27), em Manaus, a série de palestras do projeto “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, a cargo da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Iniciando o ciclo foi ministrada a palestra “Drogas lícitas e ilícitas: causas e consequências das drogas”, sob a responsabilidade do Programa de Prevenção a Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e Ordem de Capelães do Amazonas (OCA).
A programação está acontecendo na Escola Estadual Vasco Vasques, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, e têm o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar alunos sobre o uso de drogas e suas implicações para a violência. As atividades fazem parte do segundo eixo do projeto “Crack, é possível vencer”, o Eixo Prevenção. Divididas em três eixos, Autoridade, Prevenção e Cuidado, as ações do projeto iniciaram no dia 19 de setembro com o Eixo Autoridade, por meio de operações repressivas no Jorge Teixeira.


Durante as palestras nas salas de aula, são exibidos vídeos com demonstrações dos efeitos das drogas. Na oportunidade, os alunos tiram dúvidas e recebem cartilhas e folders com orientações dos danos físicos que as drogas causam ao corpo e práticas saudáveis para evitar o uso de drogas.

Trabalho integrado – De acordo com o coordenador do Previne, Divanilson Cavalcante, a finalidade das atividades desta semana é trabalhar de forma integrada, visando a conscientização de alunos e da comunidade em geral no que se refere ao uso de drogas. “Nosso objetivo é criar vínculos entre a família, escola, os jovens, as instituições e a segurança, visando diminuir os fatores de risco e aumentar os fatores de prevenção, por meio de palestras, conscientização, buscando encaminhar nossos jovens para uma boa formação” afirmou.

Segundo a psicóloga do 14° DIP, Ana Carla Martins, está cada vez mais frequente o envolvimento de adolescentes entre 13 e 18 anos com as drogas, devido à falta de acompanhamento dos pais e responsáveis e por falta de orientação nas escolas. “Quando há uma lacuna da vida do adolescente seja por ausência dos pais, problemas na escola, no meio de convívio, a droga é a primeira coisa que ele procura para substituir alguma coisa e quando os pais ou responsáveis percebem isso, já se passaram 2 a 3 anos. A delegacia chega a atender um caso por dia de crianças/adolescentes envolvidos com drogas” disse.

Meta – A Escola Estadual Vasco Vasques é considerada a maior escola da região, onde estudam cerca de 1.800 alunos na faixa etária de 13 a 18 anos. As palestras contam com a participação de psicólogos, educadores e delegados e até o fim do ano pretendem atingir 5 mil pessoas no Jorge Teixeira.

Até hoje, quarta-feira (28), participam do ciclo de palestras: Conselho do Idoso, Corpo de Bombeiros, Ronda Maria da Penha, Pró-Vida, Formando Cidadão, Ordem dos Capelães do Amazonas, Defensoria Pública, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (PREVINE) e Departamento de Programas e Projetos de Prevenção à Violência (DPPV).

Diminuição dos índices de crimes – Paralelo às atividades do Eixo Prevenção, as operações de repressão do Eixo Autoridade continuam ocorrendo. Desde a semana passada, quando o projeto “Crack, é possível vencer” começou a ser implementado, a SSP-AM registrou diminuição nos índices de criminalidade no Jorge Teixeira. Homicídios e ocorrências de uso e posse de drogas não foram registrados naquela área da cidade.

O lançamento do programa está previsto para acontecer no dia 4 de outubro, junto com as atividades do Eixo Cuidado, que visa oferecer aos grupos de risco apoio em todas as suas necessidades.

Artigo anteriorConduta do ministro da Justiça sobre Lava Jato, vai à Comissão de Ética
Próximo artigoReferência em pré-natal de alto risco, Maternidade Nazira Daou completa 14 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui