SSP-AM recebe bicicletas para ampliação do projeto Ciclopatrulha

Foto: Ney Mendes-SSP/AM/ Valdo Leão-Secom-Mariana Gomes-SSP/AM/

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), 50 bicicletas e acessórios operacionais para ampliação do projeto Ciclopatrulha. O projeto, que já é realizado na Ponta Negra, será estendido para o Centro da cidade a partir de Setembro.


O policiamento de bicicleta em locais públicos e de grande circulação de pessoas visa coibir a prática de delitos de forma rápida, em especial furtos e roubos, aumentando a sensação de segurança da população.

A entrega aconteceu na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, e é resultado da parceria público-privada entre a SSP-AM, Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Polícia Militar e a empresa Caloi Norte S.A, instalada no Polo Industrial de Manaus.

Foto: Ney Mendes-SSP/AM/ Valdo Leão-Secom-Mariana Gomes-SSP/AM/

As bicicletas foram entregues pela empresa Caloi. São 40 bicicletas modelo Caloi Explorer Aro 29 tamanho 19 e 10 bicicletas Explorer Aro 29 tamanho 17 modelos que possibilitam agilidade nos deslocamentos em espaços públicos menores, além de possuírem componentes resistentes que permitem maior durabilidade.

Os acessórios operacionais foram entregues pelo Fundo de Promoção Social, por meio da presidente Socorro Siqueira. O órgão disponibilizou o valor de R$ 156 mil para compra dos uniformes e materiais de proteção individual dos policiais, entre eles: capacete, luvas, tênis, coldre de perna, protetor solar e outros. Todo material será destinado à Polícia Militar para patrulhamento de bicicleta na capital.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto de Andrade, destacou que a parceria público-privada irá promover maior proximidade da Polícia e sensação de Segurança na população que frequenta ou trabalha no Centro da cidade. “Essa parceria demonstra que todos estão empenhados no combate à criminalidade e resultará na proximidade entre a população e sua Polícia. Assim, o cidadão terá a Polícia ainda mais presente e perto de si, como vem acontecendo na Ponta Negra”, disse.

Foto: Ney Mendes-SSP/AM/ Valdo Leão-Secom-Mariana Gomes-SSP/AM/

O titular da Seplancti, José Jorge do Nascimento, que no evento representou o governador David Almeida, explicou que a parceria visa inibir a criminalidade na capital. “No anseio para a melhoria da segurança patrimonial e do cidadão, nós tomamos conhecimento desse projeto da Polícia Militar e da necessidade de ampliação, por isso buscamos empresas que quisessem nos ajudar e a Caloi nos atendeu de pronto. Esperamos que, assim como aconteceu na Ponta Negra, os índices de roubos e furtos no Centro diminuam bastante”, comentou.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel David Brandão, os policiais devem passar um treinamento antes do início do projeto no Centro da cidade. “A presença efetiva desse tipo de policiamento tem feito a diferença com a alta produtividade na Ponta Negra, sendo reforço ao policiamento a pé. No Centro os trabalhos serão coordenados pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que nos próximos dias estará selecionando e capacitando o novo efetivo para esse tipo de policiamento”, comentou.

O treinamento para policiais do pelotão do Ciclopatrulha envolve capacitação de 70h, que inclui treinamento de abordagem, manuseio, embarque e desembarque de bicicleta, transposição de obstáculos, descidas de escadarias, policiamento turístico, técnica de proteção pessoal, dentre outros.

Ainda no evento, o secretário de Segurança e o comandante da Polícia Militar fizeram a entrega de Placas de agradecimento e homenagem aos parceiros do projeto.

A previsão para início do ciclopatrulhamento no Centro de Manaus é 20 de setembro.

Artigo anteriorLucas.13.5 – Por Valdir Fachini
Próximo artigoAcusado por homicídio em 2005 é preso ao tentar formalizar ocorrência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui