SSP-AM registra redução 54% de crimes no Centro de Manaus

A Operação Volta Segura, foi intensificada entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro com objetivo de coibir práticas de crimes na região da cidade – foto: divulgação/Polícia Civil
A Operação Volta Segura, foi intensificada entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro com objetivo de coibir práticas de crimes na região da cidade – foto: divulgação/Polícia Civil

Com ação integrada entre as policias Civil e Militar, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de crimes no Centro da capital amazonense. Segundo o órgão de segurança, o número de ocorrências de roubo, furto e lesão corporal caiu em 54 %, segundos dados divulgados.


A Operação Volta Segura, foi intensificada entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro com objetivo de coibir práticas de crimes na região da cidade.

De acordo com a SSP-AM, nos últimos três dias foram registradas 27 ocorrências de furto, roubo e lesão corporal, contra 58 registros feitos no mesmo período do mês de janeiro. A maior parte dos registros envolve casos de furtos.

Conforme levantamento estatístico feito pela SSP-AM, há uma grande concentração de furtos e roubos no Centro, das 18h às 21h, horário de retorno dos milhares de trabalhadores da área Central. Além disso, há também registros de furtos em estabelecimentos comerciais.

“Cerca de 21% dos roubos que são registrados, diariamente, no Centro, estão ocorrendo nesses horários da noite. Com a presença maior do policiamento ostensivo, acreditamos que iremos inibir esse tipo de crime”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Até o momento, dez pessoas foram presas por suspeitas de crimes pelas Polícias Civil e Militar, segundo registro do 24º Distrito Integrado de Polícia (24º DIP). Entre os presos, uma quadrilha envolvida em furtos no Centro. Eles foram presos após furtarem uma loja de materiais elétricos. Segundo o proprietário do estabelecimento, o trio levou do lugar oito caixas de holofotes de luzes, bobinas de fio elétrico e caixas de lâmpada para postes de iluminação pública. A mercadoria, avaliada em R$ 3 mil, foi recuperada e devolvida ao dono.

Também foram presos: um homem suspeito por tráfico de drogas com 400 gramas de maconha, e um foragido do Compaj, além de dois menores apreendidos por suspeita de furto.

O secretário Sérgio Fontes ressaltou que a operação é uma resposta para os crimes de roubo e furto que estavam sendo registrados na área central de Manaus. “Estamos dando uma resposta aos cidadãos que não estavam tendo tranquilidade para terminar o seu trabalho e voltar para casa em paz e o Estado, como eu tenho dito, é reativo. Ele reage a todas as situações”, disse.

O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, destacou o papel da Polícia Civil na investigação dos crimes. “Este trabalho que iniciamos no Centro de Manaus nesta sexta-feira é um reforço ao policiamento que já existe naquela região da cidade. Tenho certeza de que o conjunto das duas forças será um sucesso para a segurança da população”.

O comandante da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, informou que o policiamento ostensivo na área Central continuará sendo intensificado. “Estamos fazendo o reforço do policiamento a pé para aumentar a sensação de segurança das pessoas que precisam passar pelo Centro. A população também pode nos ajudar denunciando a prática de crimes”, disse.

Artigo anteriorFaixa azul gera mais de 30 multas em uma hora
Próximo artigoJustiça suspende liminar concedida a Piu Investe para administrar Ponta Negra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui