SSP-M amplia serviço de monitoramento de vídeo por câmaras, em Manaus

Sistema de segurança por câmaras em Manaus/Foto: Reprodução

Amanhã, segunda-feira (30), às 09h30, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lança, um pacote inicial de projetos e parcerias que irá ampliar o serviço de monitoramento de vídeo, através de Câmeras de Segurança, em diversos pontos da cidade, com uma expectativa, inicialmente, de dobrar a capacidade de monitoramento, atualmente, realizado por 260 câmeras.
O pacote contempla parcerias com instituições públicas e privadas que fornecem o serviço de segurança e monitoramento por meio de câmeras seguranças. O anúncio será feito durante a programação do “4° Workshop de Entregas e Refinamento dos Produtos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Amazonas”, que inicia, amanhã, e segue até a quarta-feira (01).


A medida, também, faz parte do edital de chamamento que a SSP-AM lançou em 2015, permitindo a integração de sistemas de monitoramento de empresas privadas ao Ciops, além da parceria com as secretarias estaduais que seguem a orientação do Governo do Estado por conta da crise econômica a qual o Estado enfrenta.

“Um exemplo de parceria com órgãos estaduais está a Defesa Civil do Amazonas. Boletins de ocorrências climatológicos, acompanhamento do clima e ações de segurança para prevenir catástrofes naturais, por exemplo, passarão a ser monitorados dentro do CICC. É importante dizer que, dessa forma estaremos contribuindo para economia do Estado, mas sem comprometer os serviços de segurança prestados à população. Pelo contrário, faremos a ampliação desses serviços”, informou o secretário-executivo-adjunto de Planejamento de Gestão Integrada, coronel Dan Câmara.

Com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, o sistema de monitoramento de pelo menos oito instituições passam a agregar ao Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), ainda de acordo com o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara.

“Esse é o início para grandes parcerias, atualmente o SICC conta com 260 câmeras instaladas em todas as zonas da cidade. Com essa medida temos a intenção de ampliar a nossa prestação de serviço com 500 a 1mil câmeras, a longo prazo. Isso sem termos impacto financeiro. Otimizando recursos humanos e tecnológicos”, explicou.

Workshop – O “4° Workshop de Entregas e Refinamento dos Produtos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Amazonas”, ocorrerá nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho (segunda e terça-feira, de 09h00 às 17h30 e quarta feira, de 09h às 12h00), no Centro Integrado de Comando e Controle, no Aleixo.

Será o momento em que instituições das esferas federal, estadual e municipal vão expor ao público os resultados obtidos e trocar informações sobre as visitas técnicas nos locais em que vão ocorrer operações de segurança, voltados aos Jogos Olímpicos, a exemplo dos Centros Oficiais de Treinamento (COT’s) e Arena da Amazônia.

Participam do workshop representantes de órgãos do Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científica), instituições de Defesa, Inteligência, Mobilidade, Fiscalização, Defesa do Consumidor, Saúde das esferas federal, estadual e municipal.

Artigo anteriorDesmatamento na Amazônia continua em alta(Por George Dantas)
Próximo artigoApós oito anos, Hamilton vence GP de Mônaco, Massa fica em 10º

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui