STF decidiu proibir as doação de empresas a políticos

Supremo Tribunal Federal votaram a favor da proibição das doações.
Supremo Tribunal Federal votaram a favor da proibição das doações.
Supremo Tribunal Federal votaram a favor da proibição das doações.

Por 6 votos a 1, o STF aprova o fim das misteriosas doações de empresas que sempre foram motivo de discussão, mas ainda restam 4 magistrados para que a votação seja encerrada. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira a favor da Ação Direta de Inconstitucionalidade que proíbe a doação de empresas a candidatos e partidos políticos.


Seis ministros do STF votaram a favor da ação em que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questiona dispositivos da atual legislação que disciplina o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais, e um ministro, Teori Zavaski, votou contra.

Segundo o ministro Marco Aurélio, não se pode acreditar no patrocínio desinteressado das pessoas jurídicas. “Ao contrário, deve-se evitar que a riqueza tenha o controle do processo eleitoral em detrimento dos valores constitucionais compartilhados pela sociedade”, afirmou ele, segundo o site do STF.

Para que o julgamento seja concluído, quatro ministros ainda precisam votar, incluindo Gilmar Mendes, que pediu vistas do processo, adiando a decisão final.

Artigo anteriorPais ‘amamentam’ em campanha de conscientização nos EUA
Próximo artigoCOL considera positivos testes realizados em setores operacionais da Arena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui