O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou neste sábado (11) que o ex-presidente Jair Bolsonaro comprove à Corte que foi formalmente convidado para a posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Bolsonaro solicitou a devolução de seu passaporte e autorização para viajar, mas o pedido foi feito sem documentos adequados, como o e-mail de convite enviado para o deputado Eduardo Bolsonaro sem informações completas sobre o evento. Moraes exigiu a complementação dos dados antes de enviar o pedido à Procuradoria-Geral da República.
Bolsonaro precisa de autorização judicial para sair do Brasil, pois teve o passaporte apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024, devido a uma operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado. A PF indiciou o ex-presidente por crimes como golpe de Estado e organização criminosa, e o caso está sob análise da PGR.
Bolsonaro justificou o pedido como a oportunidade de participar de um “importante evento histórico” e agradeceu ao filho, deputado Eduardo Bolsonaro, pelo trabalho nas relações com a família Trump.
Fonte: g1