Sul terá o maior Cristo Redentor do Brasil

Estátua de Cristo em Encantado (RS) terá 43 metros - Foto: Divulgação/Associação Amigos do Cristo Protetor

Em um projeto ambicioso, a cidade gaúcha de Encantado, a 144 quilômetros de Porto Alegre, está construindo aquela que promete ser a maior estátua do Cristo Redentor no Brasil.


A obra, iniciada em 2019, terá 43 metros de altura e contou anteontem com a instalação dos braços e da cabeça da imagem, fazendo o monumento ganhar forma.

Chamada de Cristo Protetor, a estrutura é feita de concreto e ferro, orçada em R$ 2 milhões. O dinheiro foi arrecadado por meio de doações de empresários e da comunidade. Não existe verba pública na construção.

A previsão é de que a estátua fique pronta em agosto e disponível para visitação em dezembro de 2021.

Estátua de Cristo em Encantado (RS) terá 43 metros – Foto: Divulgação/Associação Amigos do Cristo Protetor

Depois de inaugurada, a estátua de Encantado será o maior monumento de Cristo no Brasil, superando o da cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais, que possui 43 metros, levando em conta base e escultura, e o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, de 38 metros.

No mundo, o monumento gaúcho será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz (72 metros), em construção no México; e do Cristo Rei (52 metros), na Polônia.

“Quando a comunidade planejou, a nossa intenção era de que a imagem fosse de um tamanho que chamasse atenção. Só de ser a maior do Brasil, já valerá a pena ao fim da obra”, disse ao UOL Gilson Conzatti, integrante da Associação Amigos do Cristo Protetor, entidade responsável pela construção.

Em razão do tamanho, a expectativa é de que O Cristo Protetor vire atração turística para a cidade de 23 mil habitantes, no Vale do Taquari. Os visitantes poderão subir até a altura do peito da imagem, a 34 metros do solo. Lá, as pessoas terão a oportunidade de fotografar os vales entre as montanhas.

O local escolhido fica em uma região de morro que representa um marco zero de Encantado. A ideia surgiu após um padre da cidade, chamado João Granzotto, sugerir, em 2016, ao então vereador Adroaldo Conzatti que a paixão dos moradores pela religião fosse representada por um monumento. A imagem de Cristo foi a escolhida para a homenagear a fé da comunidade local.

“O pessoal é muito religioso na cidade e o catolicismo é bastante forte, com a população muito participativa nas ações da igreja. Ao fim da obra, com certeza vai aumentar a circulação de turistas, tanto que após a gente colocar os braços e a cabeça, já teve gente indo lá. A expectativa é de que a cidade receba até 10 mil visitantes por mês”, destaca Gilson.

Campanha aberta

A obra está com uma campanha aberta para continuar arrecadando fundos. Para incentivar ainda mais as doações, a associação que coordena a obra sorteará uma caminhonete em 18 de dezembro através da Loteria Federal.

UOL

Artigo anteriorMulher é presa vendendo drogas no São Jorge
Próximo artigoJapão vai despejar água contaminada do reator de Fukushima no mar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui