Supletivo Eletrônico será aplicado para mais de mil pessoas, no Amazonas

Supletivo Eletrônico será aplicado no Interior do AM/Foto: Divulgação
Supletivo Eletrônico será aplicado no Interior do AM/Foto: Divulgação
Supletivo Eletrônico será aplicado no Interior do AM/Foto: Divulgação

O Supletivo Eletrônico, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), neste mês de setembro, será realizado no interior do estado, nos municípios de Parintins e Maraã, e em Manaus, aonde já está acontecendo nas escolas da rede estadual de educação e nos Centros de Ensino de Tempo Integral (CETIs), com a expectativa de alcançar, 1.112 pessoas com o exame, que abrange disciplinas pendentes para conclusão dos ensinos Fundamental e Médio.

O Supletivo Eletrônico é realizado através de um software produzido pela empresa de Processamento de Dados do Amazonas S.A (Prodam). Com o provão, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, diz que o Governo do Estado reforça a política de assegurar, gratuitamente, a jovens, adultos e idosos, a oportunidade de obterem o certificado dos ensinos Fundamental e Médio, por meio dos exames.


A supervisora de sistemas da Educação da Prodam, Helca Peuget de Oliveira, ressalta que o software desenvolvido pelo órgão consiste em um projeto de importante alcance social, porque permite aumentar as chances de o cidadão concluir os estudos, seja do ensino Fundamental ou Médio. Para fazer as provas do ensino Fundamental, o aluno deve ter, no mínimo, 15 anos de idade. Para o ensino Médio, a exigência é de 18 anos.

Nesta quinta-feira (11), o Supletivo Eletrônico foi aplicado no Centro de Convivência do Idoso, de 8h às 15h. O exame foi realizado em uma ação de cidadania para o público LGBT, com vários setores públicos do estado e do município envolvidos na atividade.

Nos CETIs e nas escolas da rede estadual, o Supletivo Eletrônico é aplicado periodicamente a cada mês, nos turnos da manhã e tarde. A prova é feita utilizando o modelo online: os candidatos se inscrevem e agendam pela internet, a locais determinados na hora da inscrição. O calendário anual dessa modalidade de evento está disponível no endereço www.examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Os exames de setembro acontecem na segunda-feira (15) e nos dias 19 e 22. As inscrições encerraram na quarta-feira (09). Os exames são das 8h às 12h e das 13h às 17h. As instituições onde os alunos poderão fazer o exame são: Instituto de Educação do Amazonas (IEA), na rua Ramos Ferreira, 875, Centro; Escola Estadual Leopoldo Neves, na rua Leopoldo Neves, 39, Educandos; Escola Estadual Solon de Lucena, na avenida Constantino Nery, 2085, São Geraldo; CETI Áurea Braga, na avenida Brasil, Compensa; Escola Estadual Marcantonio Vilaça I, na rua A, 116, bairro Jorge Teixeira; CETI Elisa Bessa Freire, na avenida Max Teixeira, 1950, Cidade Nova; e CETI João dos Santos Braga, na avenida Curaçao, s/n, Nova Cidade.

As inscrições para o Supletivo Eletrônico em Parintins e Maraã começaram na segunda-feira (08) e vão até esta sexta-feira (12). As provas serão realizadas nas duas cidades, de 22 a 27 deste mês. As inscrições devem ser feitas no site.

Os exames serão aplicados de modo off-line. “Isso significa que os dados são exportados para um computador local, que atuará como servidor, trabalhando em rede e alimentando os demais, sem que os alunos precisem de acesso à internet, o que muitas vezes é complicado no interior”, explica o analista de Tecnologia da Informação da Prodam e integrante da supervisão de sistemas de educação, Humberto Tomais da Silva.

Artigo anteriorGrande Família faz primeira eliminatória para escolher do samba de enredo
Próximo artigoBotequim recebe Moinhos de Vento nesta sexta-feira(12)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui