Surita tem melhor votação entre candidatos a prefeitos e João Alves a pior

Teresa Surita, em Boa Vista, a mais votada/Foto: Divulgação

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), teve a melhor votação, em termos de percentual de votos válidos, entre os políticos que tentaram a reeleição nas capitais brasileiras este domingo (2). Ela foi reeleita no primeiro turno com 79,5% dos votos válidos. Por outro lado, João Alves (DEM), em Aracaju, foi o único que não chegou a 10%.
ACM Neto (DEM), reeleito em Salvador com 73,99% dos votos válidos, foi o prefeito que conquistou a segunda maior fatia do eleitorado, proporcionalmente, neste primeiro turno.


Mais cinco prefeitos de capitais conseguiram um novo mandato com mais de 50% dos votos válidos. São eles Carlos Eduardo (PDT), em Natal, com 63,42%; Luciano Cartaxo (PSD), em João Pessoa, com 59,67%; Marcus Alexandre (PT), em Rio Branco, com 54,9%; Carlos Amastha (PSB), em Palmas — onde não há segundo turno — com 52,38%; e Firmino Filho (PSDB), em Teresina, com 51,14%.
Ainda no páreo

Teresa Surita, em Boa Vista, a mais votada/Foto: Divulgação
Teresa Surita, em Boa Vista, a mais votada/Foto: Divulgação

Outros prefeitos ainda estão na luta por mais quatro anos à frente de suas cidades e vão disputar o segundo turno. Em Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) recebeu 31,02% dos votos válidos. Em Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) teve 40,81%.

Em Macapá, Clécio Luis (Rede) avançou com 44,59% dos votos válidos. Em Maceió, Rui Palmeira (PSDB) teve 46,86%. Já em Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB) obteve 35,17%.

No Recife, Geraldo Julio (PSB) por pouco não conseguiu uma reeleição no primeiro turno, com 49,34% dos votos válidos. Em São Luís, Edivaldo Holanda (PDT) passou ao segundo turno com 45,66%. E em Vitória, Luciano Rezende (PPS) ficou com 43,82%.

Todos os prefeitos que buscarão a reeleição no segundo turno chegaram à nova disputa depois de conseguirem o primeiro lugar este domingo.

Adeus, reeleição

Outros cinco prefeitos de capitais sequer conseguiram chegar ao segundo turno. Em Aracaju, João Alves (DEM) teve a pior votação, proporcionalmente, entre os prefeitos que tentaram a reeleição em capitais: 9,99% dos votos válidos.

Em Campo Grande, Alcides Bernal (PP) recebeu 26,01% e ficou em terceiro lugar. Em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) chegou na mesma posição com 20,03%. Em Porto Velho, Doutor Mauro (PSB) também foi o terceiro colocado, com 24,15%.

Em São Paulo, Fernando Haddad (PT) foi o segundo mais votado, mas os 16,7% que conseguiu não foram suficientes para impedir a vitória de João Doria (PSDB) no primeiro turno.(UOL)

Artigo anterior30 fotos das maiores coisas do mundo
Próximo artigoJaponês que pesquisou autofagia leva Nobel de Medicina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui