Susam integra controle de estoque da Central de Medicamentos ao Ajuri

Susam /Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) restabeleceu a integração entre o Sistema de Gestão de Material e Patrimônio (Ajuri) do Governo do Amazonas e o sistema interno WMS, usado pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Com isso, o sistema do governo passou a ter informações precisas e em tempo real sobre O estoque da central de medicamentos.

De acordo com o coordenador da Cema, Olavo Tapajós, a nova gestão da Susam recebeu a Cema com seu sistema de controle de estoque refletindo informações divergentes das exibidas pelo Ajuri. Isso ocorria por causa de incompatibilidades técnicas entre os dois softwares, explicou. A integração entre os sistemas contribui para melhorar o controle de estoque, inclusive em relação aos prazos de vencimento dos produtos, além de facilitar o processo de abastecimento das unidades.

As divergências, que vinham ocorrendo há mais de um ano, foram resolvidas por meio de um trabalho conjunto entre a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), o Departamento de Tecnologia da Informação da Susam e técnicos da empresa responsável pelo sistema de controle de estoque da Cema.

Susam /Foto: Arquivo

Segundo Olavo, com a falta de integração entre os sistemas, ao consultar os estoques da Cema para realizar pedidos de medicamentos, por exemplo, as unidades de saúde da rede estadual tinham informações do Ajuri que não coincidiam com a realidade do estoque da Central. A situação acabava dificultando o atendimento das unidades e, consequentemente, o serviço à população.

O secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, ressalta que desde que a nova gestão assumiu, a Cema trabalhava para resolver o problema. “Hoje, nós podemos dizer que há uma integração total entre o Ajuri e o sistema da Cema, facilitando a consulta ao estoque da Central”, afirmou.
O Ajuri é um sistema criado pela Prodam que permite ao governo o completo controle quanto a entradas, saídas, transferências, empréstimos, baixas e a localização de material e bens de patrimônio do estado.

O sistema é importante, porque fornece informações gerenciais de toda a movimentação de material, o que possibilita o planejamento das compras de acordo com o fluxo de consumo. Este planejamento das compras se traduz em melhor uso dos recursos financeiros, ao manter os estoques em níveis mais alinhados ao consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui