Susam manterá posto de atendimento no Sambódromo

Secretário Wilson Alecrim, dá detalhes sobre os serviços/Foto: Arquivo

Secretário Wilson Alecrim, dá detalhes sobre os serviços/Foto: Arquivo


A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) terá um posto de atendimento montado na área interna do Centro de Convenções Sambódromo, a partir de hoje (27), quando começa a programação de desfiles das escolas de samba, e durante o Carnaboi, que acontece na segunda (03) e na terça-feira (04).

 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o serviço funcionará a partir das 17h0 de cada dia, até o encerramento da programação, nas primeiras horas da manhã seguinte. O posto, que será instalado no Bloco-A do Sambódromo, fará atendimentos de casos mais simples como curativos, pequenas suturas, hidratação, entre outros procedimentos.

Segundo Alecrim, em cada plantão do posto de atendimento serão mobilizados 10 profissionais, incluindo médico, equipe de enfermagem e pessoal de apoio administrativo. A Susam também manterá 01 ambulância posicionada no local, dando apoio às ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) da Alvorada, que fica nas imediações do Sambódromo e funciona 24 horas, será a unidade de referência para o atendimento dos eventuais casos de média complexidade, que possam ocorrer durante os desfile e necessitem de remoção para unidade de urgência. O diretor do SPA, Antonio Carlos Nossa, informou que a escala de plantão para o período do Carnaval tem um reforço de 20% de profissionais, além do estabelecimento de uma escala de sobreaviso, que pode ser imediatamente acionada, se for necessário. Os Pronto-Socorros 28 de Agosto, na zona Centro-Sul, e Dr. João Lúcio Machado, na zona Leste, são as unidades de retaguarda, em casos de maior complexidade.  

A Susam integra a parceria institucional organizada para dar suporte à programação do Carnaval e da qual fazem parte outros órgãos como a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). “Desde o último dia 18, a Susam vem dando apoio, também, com uma ambulância e equipe de atendimento, à programação do Shopping do Tururi, no Largo do Mestre Chico. Manteremos esta ação até o dia 2”, informou o secretário Wilson Alecrim. 

Rede de urgência – De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William de Souza, nos últimos anos não tem se registrado um aumento muito significativo de atendimentos na rede de urgência e emergência de Manaus, no período carnavalesco, em relação aos demais feriados e fins de semana. “Provavelmente, isso ocorre pelo grande investimento feito pelo Governo do Estado nas áreas de segurança e trânsito, com ações de fiscalização e orientação, principalmente no sentido de assegurar o cumprimento da chamada Lei Seca”, avalia o secretário-adjunto. Mesmo assim, diz Wagner William, a Susam formatou com suas unidades o plano de contingência para o período. 

 

 

Artigo anteriorComissão divulga balanço sobre criação de novos municípios
Próximo artigoSegmento de navegação no AM recebe incentivos do BASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui