Susam reforça atendimento de urgência e emergência para o Carnaval

Foto: Divulgação/Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) organizou um plano estratégico para garantir pleno funcionamento da rede de urgência e emergência no Carnaval. Todas as 26 unidades vão funcionar em plantão 24 horas e estão preparadas para atender à população com equipes reforçadas e apoio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) no abastecimento de insumos e medicamentos. Seis mil servidores atuarão nos plantões dessas unidades no período.

Haverá também um mutirão de saúde para consultas ambulatoriais e exames marcados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), que vai acontecer na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, centro. A ação iniciou nessa sexta-feira (21/02) e vai até a próxima terça (25/02), abrangendo exames de ultrassonografia e consultas em cirurgia ginecológica, fonoterapia e cardiologia com risco cirúrgico. Haverá, ainda, testagem rápida e aconselhamento para sífilis, HIV e hepatites A e B, entre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Os pacientes com consultas agendadas para essas especialidades foram comunicados conforme a ordem da fila do Sisreg.

Foto: Divulgação/Secom

Nas demais unidades que oferecem serviços ambulatoriais agendados, como o Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi), Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), policlínicas e fundações, não haverá atendimento no feriado prolongado. O funcionamento destes serviços será retomado na quinta-feira (27/02), a partir das 7h.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias a população deve procurar a unidade certa dependendo da gravidade do caso. “Em casos de agravos leves, procure os SPAs (Serviços de Pronto Atendimento) e deixe os prontos-socorros para as grandes emergências, como acidentes de trânsitos, ferimentos com arma de fogo ou arma branca, queimaduras graves, afogamento, hemorragias, infarto e AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência respiratória e perda da consciência”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui