Susam tem meta de abrir mais 900 leitos de internação, na rede estadual

A segunda etapa do Hospital Delphina Abdel Aziz, deverá ser feita pelo governador José Melo no último trimestre deste ano.
A segunda etapa do Hospital Delphina Abdel Aziz, deverá ser feita pelo governador José Melo no último trimestre deste ano.
A segunda etapa do Hospital Delphina Abdel Aziz, deverá ser feita pelo governador José Melo no último trimestre deste ano.

A ampliação do número de leitos de internação, por meio da inauguração de novas unidades ou ampliação da capacidade de serviços já existentes, é uma das metas da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) para os próximos quatro anos. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a entrega da segunda etapa do Hospital Delphina Abdel Aziz, que deverá ser feita pelo governador José Melo no último trimestre deste ano, já permitirá cumprir em 35% a meta, que é chegar a 900 novos leitos.
“Na primeira etapa da obra, com a entrada em funcionamento do pronto-socorro da unidade, em junho do ano passado, reforçamos a rede em 50 leitos. A segunda etapa, que consiste no hospital geral do complexo, mais 300 leitos serão abertos”, destacou o secretário.


 
Segundo Alecrim, os reforços serão dados, também, a partir da construção do novo Hospital do Sangue – vinculado à Fundação Hemoam e cujas obras já foram iniciadas –, de obras de ampliação e reestruturação na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Cecon, Fundação Hospital Adriano Jorge e Fundação do Coração Francisca Mendes.

 
No mês passado, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva, com 10 leitos, projetada para proporcionar cuidados e tratamento especializado a crianças com doenças infectocontagiosas graves, com necessidade de cuidados intensivos. Dois dos leitos da UTI são destinados a pacientes com doenças transmissíveis e com indicação de isolamento respiratório (como é o caso da Tuberculose, Varicela, Meningite, Difteria, Coqueluche, entre outras).

 
O Hospital do Sangue do Amazonas terá uma estrutura com 140 leitos (adultos e pediátricos) e mais 16 leitos de UTI (também adulto e pediátrico). Além disso, contará com um ambulatório com 38 consultórios, Hospital-Dia, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, salas para vários tratamentos especializados, radioterapia e quimioterapia, entre outras dependências.
Maior da cidade – Resultado da primeira parceria público-privada feita pelo Governo do Estado, o Hospital Delphina Aziz, que fica localizado na zona Norte da cidade, é uma estrutura de 7 andares – terá capacidade para realizar mais de 120 mil atendimentos/ano, entre consultas, exames e cirurgias. Dos 300 leitos previstos, 50 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Centro Cirúrgico da unidade contará com 11 salas e haverá também um andar exclusivo para a realização de exames.

 
Atualmente, 650 operários estão tocando a obra, que já está com a parte estrutural 100% concluída. O pronto-socorro do complexo hospitalar, que está em pleno funcionamento desde junho do ano passado, ocupa uma área de 3.020m2 e tem 40 leitos (20 para pediatria e 20 para o público adulto), atendendo nas especialidades de ortopedia, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.

 

Artigo anteriorNove caminhões são apreendidos pela SEFAZ com mercadorias sem NF
Próximo artigoFIEAM: Empresários serão treinados para atuar no mercado internacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui