
Suspeito de assaltar ao menos dez ônibus por dia, Rodrigo dos Santos Balieiro, conhecido como ‘Buiu’, de 31 anos, confessou os crimes com facilitação de motoristas e cobradores, por meio de um vídeo, dentro da carceragem de uma delegacia. Ele foi preso na segunda-feira (10), após assaltar uma linha de ônibus, na estação do coletivo, na Rua Sete, Conjunto Amazonino Mendes, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.
Durante o interrogatório, ‘Buiu’, deu detalhes como os assaltos eram praticados com a facilitação de motoristas e cobradores das linhas, 016, 430 (empresa Via Verde); 440, 449 (empresa Líder); 542 e 651 (empresa Expresso Coroado). Na gravação do vídeo, o suspeito revela os nomes dos envolvidos nos assaltos.
‘Buiu’ é suspeito de assaltar, pelo menos, 180 coletivos de Manaus, uma média de dez por dia. Ele foi preso na manhã de segunda-feira (10), após assaltar um ônibus da linha 440, que estava chegando próximo a estação.
O delegado titular do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Rafael Allemand, informou que ‘Buiu’ já estava com mandado em prisão em aberto por um crime de roubo. A prisão foi efetuada por policiais civis, com apoio da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Assaltos
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que no período de janeiro e agosto deste ano, as empresas que compõem o sistema de transporte coletivo de Manaus registraram 1.925 Boletins de Ocorrências (B.O.) decorrentes de assaltos, uma média de nove ocorrências por dia.
O prejuízo estimado pelas presas ultrapassa R$ 600 mil, valor que daria para aquisição de novos ônibus para frota de Manaus. Em comparação ao ano passado, foram registrados 1.749 assaltos no mesmo período.