Suspensão do calendário acadêmico da Ufam ainda sem solução

A reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), que aconteceu no último dia (3) para apreciar a suspensão do calendário acadêmico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi encerrada sem deliberação.


 
O Conselho acatou proposta da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA) que visa defender a autonomia universitária, antes de decidir se serão anuladas atividades realizadas após a deflagração da greve em 15 de junho.

 
A reitora da Ufam, professora Márcia Perales, abriu a reunião apresentando os pontos de pauta e na sequência comunicou aos conselheiros o teor do mandado de segurança expedido pela 3ª Vara do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que determina que o Consuni se abstenha de suspender o calendário acadêmico.

 
O presidente da ADUA e representante da seção sindical no Consuni, professor José Alcimar de Oliveira, apresentou à presidência do Conselho a solicitação de suspensão da reunião, em virtude da perda de objeto de deliberação, uma vez que a suspensão do calendário, se aprovada, não poderia ser implementada pela administração, por força da liminar.

 
Em seguida, o representante da ADUA registrou formalmente durante o Consuni o pedido à reitora para que esta, em defesa da autonomia universitária, acione a Procuradoria Federal para interpor medida com intuito de garantir à Ufam o exercício da autonomia na condução e deliberação de assuntos de interesse da instituição.

 
Submetida à apreciação, a proposta da seção sindical foi aprovada por ampla maioria dos conselheiros. Com apenas uma abstenção, o Consuni acatou a proposta e a reunião foi encerrada.

 
A ADUA e o Comando Local de Greve consideram o resultado desta reunião como mais uma etapa vitoriosa na luta e defesa intransigente da autonomia universitária, uma das pautas do movimento paredista de professores e técnicos, com apoio dos estudantes.

A greve continua por tempo indeterminado. O movimento paredista é uma deliberação dos professores em assembleia e segue enquanto a categoria não decidir em contrário.
A greve continua por tempo indeterminado. O movimento paredista é uma deliberação dos professores em assembleia e segue enquanto a categoria não decidir em contrário.

Greve continua
Cabe assinalar, que, ao contrário de notícias contraditórias e não fundamentadas divulgadas através de redes sociais virtuais, a greve dos docentes da Ufam continua. A paralisação independe do reconhecimento ou da manifestação do Consuni ou de qualquer instância da universidade.

 
Imagens: Divulgação ADUA

Artigo anterior“Sou potencialmente bissexual”, dispara Regina Duarte
Próximo artigoEscola de samba vai homenagear José Wilker em desfile de 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui