TA cria tours diferenciados na programação cultural da Copa 2014


A programação cultural de Manaus no período que compreenderá os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014 promete agradar a todos os públicos.
A programação cultural de Manaus no período que compreenderá os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014 promete agradar a todos os públicos.

Principal cartão-postal do Estado e um dos mais importantes centros culturais do planeta, o Teatro Amazonas também está na reta final dos preparativos para a Copa do Mundo, com novas e surpreendentes atrações e também no atendimento à população local, turistas e torcedores que visitarem o centenário prédio durante e após o torneio.
Dentre as novidades estão quatro novos roteiros de visitação que incluem o modernizado e interativo Museu do Teatro e áreas antes restritas apenas aos servidores, equipes de manutenção, pesquisadores e arquitetos.

A expectativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que administra o espaço cultural, é que entre os dias 1º junho a 13 de julho – período do projeto “Amazonas de Todas as Artes” criado pelo órgão especialmente para a temporada – duas mil pessoas passem pelo local diariamente.

“É um projeto multidisciplinar desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria ao longo do último ano e que ao lado dos 997 eventos já programados para toda a cidade, será um dos marcos culturais da Copa no Brasil que permanecerá após o evento”, declarou o secretário Robério Braga ao acrescentar que 150 profissionais estarão diretamente atuando no teatro durante a temporada.

As novas atividades estarão abertas ao público a partir da próxima semana e para atender a demanda. O principal destino turístico e cultural de Manaus terá o horário de funcionamento ampliado: entre os dias 1º e 9 de junho, estará aberto de segunda-feira a sábado das 9h às 17h; entre 9 e 29 de junho, o teatro funcionará todos os dias das 9h às 19h e, do dia 30 de junho a 13 de julho, o horário será das 9h às 18h, de segunda-feira a sábado.

Os novos horários são válidos para as datas sem shows ou espetáculos já programados para o local.

AVENTURA

O primeiro roteiro é a visita livre. Sem guias, o itinerário permite acesso aos três pavimentos, museu (veja box), salão de espetáculos, salão nobre, camarotes e o inédito camarim de época, com peças, trajes e decoração do século 19.

A segunda opção é a visita guiada com profissionais bilíngues e especialistas na história do teatro e do imenso acervo artístico e histórico. Além de incluir todos os espaços anteriores, o tour permite acesso ao palco.

O Livro Vivo/Teatro História é o terceiro roteiro e é uma verdadeira máquina do tempo, na qual grupos de teatro caracterizados de personagens como o governador Eduardo Ribeiro, o pintor Crispim do Amaral, o compositor Carlos Gomes e a bailarina Margot Fonteyn recebem e levam os visitantes por uma divertida e emocionante volta à Belle Époque.

Por fim, o quarto itinerário possibilita aos mais aventureiros acesso, pela primeira vez, a estrutura superior do teatro acima do terceiro pavimento para ver de perto as imensas colunas de ferro inglês que sustentam o telhado, a cúpula, a estrutura do teto e do maravilhoso lustre sobre a sala de espetáculos e ainda conhecer o funcionamento do urdimento, espaço localizado sobre o palco onde estão as roldanas e ganchos que amparam a iluminação, os cenários e o pano de boca.

Cada um dos programas funcionará em horários e dias da semana específicos. (ver box)

O secretário Robério Braga destaca que assim como já acontece atualmente, amazonenses com a carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial com foto que ateste o local de nascimento, estão isentos das taxas.

MUSEU DO TEATRO

Presente em todos os percursos, o Museu do Teatro estreia no local bem modernizado, com destaque para os painéis interativos instalados em diversos pavimentos com informações em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano) e telões onde o visitante assistirá trechos de alguns dos principais espetáculos e entrevistas com os mais renomados artistas que já se apresentaram no Teatro Amazonas.

Outro destaque é a ampliação das ações para garantir e ampliar a acessibilidade a pessoas com deficiência. Para isso, aconteceram reformas nas rampas de acesso para cadeirantes, equipamentos de audiodescrição e guias especializados na linguagem braile (assim como placas informativas).

A rede de internet Wi-Fi na área interna também foi ampliada, melhorada e estará disponível sem custos para o público e duas novas entradas serão abertas nas varandas inferiores laterais para facilitar o acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui