Tabalhadores cadastrados terão Carteira Nacional do Artesão

 Duzentos artesãos de Parintins recebem Carteira do Artesão.Estadual do Artesão.
Duzentos artesãos de Parintins recebem Carteira do Artesão.Estadual do Artesão.

O Programa do Artesanato Amazonense estará entregando neste primeiro semestre de 2014, a Carteira Nacional do Artesão, que foram cadastrados nos municípios do Amazonas, nos últimos meses.  O Programa é promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho – Setrab-AM.



O primeiro município atendido foi o de Novo Airão. Estão programados para receber a Carteira Nacional do Artesão, os municípios de Tabatinga nos dias 07 e 08/05; Benjamin Constant dia 09/05; Atalaia do Norte dia 10/05, Manacapuru dia 14/05; Iranduba dia 18/06 e Careiro da Várzea no dia 19/06.

Esse cadastramento faz parte da estratégia do Governo Federal de inserir no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), todos os artesãos do território Nacional.

Além de ter a identidade profissional, o artesão pode viajar com sua mercadoria por todo o território Brasileiro sem pagar o ICMS. O documento também facilita a participação em feiras e eventos do setor em qualquer parte do mundo, ter acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA), poder vender legalmente seu produto para grandes clientes, realizar empréstimos em instituições financeiras e participar de credenciamento para ministrar oficinas e cursos de artesanato.

Em continuidade ao cadastramento dos artesãos nos municípios, a SETRAB enviará seus Técnicos aos municípios de acordo com expedido. Para solicitar a Carteira Nacional do Artesão, o trabalhador deve procurar a Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), na Avenida Joaquim Nabuco, 919 – Centro, com RG, CPF, comprovante de Residência, 01 fotos 3 x 4, apresentar 02 peças artesanais prontas de matéria prima diferente, produzir uma peça artesanal por matéria prima/Técnica a ser cadastrada em todas as suas fases (Teste de Habilidade Técnica) e cópia colorida do Portfólio dos produtos artesanais.

Para a Secretária da SETRAB, Francinete Lima, “esta é mais uma ação de fortalecimento do artesanato no estado”. (assessora da SETRAB Sidelma Barbosa).

Artigo anteriorAdriano Rodrigues vai disputar Troféu Brasil de interclubes em Blumenau (SC)
Próximo artigoCAS analisa 41 projetos e investimentos totais de R$ 674 milhões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui