Tacacá na Bossa celebra “100 anos de Samba” com três dias de programação

Muita “música de raiz” e samba no pé, no Centro Cultural Largo de São Sebastião.

O ritmo originalmente brasileiro, conhecido nas rodas musicais e apreciado pelos boêmios envolvendo música, dança e poesia completa 100 anos. E para comemorar esse centenário de história cultural desse ritmo contagiante, nada melhor do que apreciar com muita “música de raiz” e samba no pé, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, nos dias 30 de novembro, quarta-feira, 1° e 2 de dezembro, quinta e sexta-feira, a partir das 19h, no projeto Tacacá na Bossa, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, via Secretaria de Cultura.
Para as apresentações das três noites, o público pode esperar muita alegria, dança, sintonia e batuque misturado com instrumentos de corda e de percussão, e claro, muitas cações de artistas renomados, eternizadas no cenário musical, sendo interpretadas com grandes vozes locais em celebração ao símbolo cultural do país: o samba!


Muita “música de raiz” e samba no pé, no Centro Cultural Largo de São Sebastião.
Muita “música de raiz” e samba no pé, no Centro Cultural Largo de São Sebastião.

Programação

No primeiro dia de evento, quarta-feira (30), o cantor Junior Rodrigues (48) receberá as cantoras Lucilene Castro, Fátima Silva, Cinara Nery e Marcia Siqueira, além de outras participações especiais.

Na programação do segundo dia, quinta-feira (1), o grupo musical Pagode dos Amigos interpretará vozes conhecidas do samba como os cantores Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Beth Carvalho, além de apresentar a música de trabalho “Isso é Deus”.

Entre as várias participações especiais da noite, estão o grupo musical Ases do Pagode e a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade.

Para intérprete Mariozinho Câmara (35), o público será um diferencial nessa apresentação. “O público manauara aprecia e prestigia bastante os nossos shows e dessa vez não será diferente, ainda mais em celebração ao ritmo que está no gosto dos brasileiros”, afirmou Mariozinho.

O último dia, sexta-feira (2) de comemoração ao centenário do samba, encerra a programação com a participação dos músicos do grupo Fino do Samba, que resgatarão o samba de raiz, comtemplados por artistas renomados como Paulinho da Viola, Cartola e Paulo César Pinheiro, entre outros sambistas.

Para o músico David Nogueira (48), o repertório para esse evento resgata a essência do samba de raiz. “Selecionamos músicas que marcaram época e que são interpretadas por grandes sambistas. Por isso, aguardamos um grande público em celebração à musicalidade legitimamente brasileira”, ressaltou David.

As Escolas de Samba Vitória Régia e Grande Família estão entre os convidados da última noite em celebração ao centenário do samba.

História do Samba

O samba surgiu na cidade do Rio de Janeiro, na segunda década do século XX, por influência dos migrantes baianos que faziam, em roda e batendo na palma da mão, rituais religiosos, utilizando o batuque trazido pelos escravos africanos.

Ao longo dos anos adquiriu melodia, ganhou espaço no cenário musical e influenciou na criação de vários estilos musicais, como pagode e o samba-enredo, tornando-se símbolo da identidade nacional brasileira. Dentre as canções popularmente conhecidas, está “Não deixe o samba morrer”, composta por Edson Conceição e Aloísio Silva. No dia 2 de Dezembro comemora-se o Dia Nacional do Samba.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Serviço: Tacacá na Bossa – “Cem anos de Samba”
Data: 30 de novembro, e 1° e 2 de dezembro.
Local: Largo de São Sebastião – Centro Histórico de Manaus.
Entrada: gratuita.
Horário de início: 19h.
Público-alvo: Livre.

Artigo anteriorCasal morre na Avenida Itaúba após motocicleta colidir em muro
Próximo artigoVereadora repudia morte de dona de casa em plena campanha contra violência as mulheres

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui