TC-DF cobrava manutenção em viaduto que desabou desde 2012

Parte de um viaduto desabou em uma das principais vias de Brasília (DF)-Foto: Divulgação

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) sobre a conservação e manutenção de bens públicos, feito em 2012, já apontava “necessidade urgente de reparos e manutenção” no viaduto que desabou nesta terça-feira (6) no centro de Brasília (DF).


Ainda segundo o documento do TC-DF, dos 218 viadutos e pontes do Distrito Federal, 72 precisavam de manutenção, sendo que destes, 11 demandavam reformas estruturais urgentes. Na DF-002, conhecido como Eixão, a auditoria havia avaliado três pontos, entre eles o viaduto sobre o retorno da Galeria dos Estados.

Desde então, o TC-DF tem reiterado determinações para que o Governo do Distrito Federal implemente um plano de conservação de bens e monumentos públicos e destine recursos para essa ação, o que não foi cumprido integralmente pelo governo local.

Hoje pela manhã, após o desabamento da estrutura, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), foi até e admitiu que o viaduto que desabou não havia passado por manutenção.

“Felizmente não houve vítima, isso é o mais importante. São viadutos antigos. Desde o inicio do nosso governo fizemos manutenção em oito viadutos, seis tiveram reforço da estrutura, infelizmente esse não recebeu manutenção. Brasília é uma cidade que está envelhecendo”, alegou.

Parte de um viaduto desabou em uma das principais vias de Brasília (DF)-Foto: Divulgação

Ministério Público cobra esclarecimentos

Poucas horas após o acidente, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios decidiu cobrar esclarecimentos do governo sobre a queda do viaduto do Plano Piloto.O objetivo da solicitação é saber se haviam estudos para a preservação da obra pública e qual era o planejamento de segurança do Estado sobre a conservação e manutenção de bens públicos.

O caso está responsabilidade da promotora Marilda dos Reis Fontinele, 4ª titular da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb). Tão logo receba os documentos, Fontinele traçará qual será a linha de ação da instituição em relação ao caso.

Desabamento

Parte de um viaduto no Eixão Rodoviário Sul, na área central de Brasília, desabou no fim da manhã desta terça-feira (6) na altura da Galeria dos Estados. Ainda não há informação sobre vítimas, mas ao menos quatro carros que estavam estacionados embaixo do viaduto foram atingidos.

O Eixão é a principal via do Plano Piloto, que corta o Eixo Monumental, e a parte que desabou fica a menos de um km da Rodoviária do Plano Piloto, de grande circulação de pessoas, e a menos de 2km do Congresso Nacional.

Fonte: R7

Artigo anteriorINSS passa a conceder salário-maternidade automaticamente
Próximo artigoEsquema de desvio de dinheiro na saúde começou com Omar Aziz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui