TCE-AM abre ano letivo da Escola de Contas e promove Ouvidoria Day

TCE abre ano letivo - Foto: Joel Arthus

O fortalecimento da participação cidadã e da governança pública estarão no centro dos debates de dois eventos simultâneos que serão realizados no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no próximo dia 20 de março. A abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) e o Ouvidoria Day terão uma programação com palestras e discussões sobre temas essenciais para a administração pública, com a presença de ministros e especialistas renomados.


A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância dos eventos para o aprimoramento dos mecanismos de escuta da população e a capacitação dos gestores públicos. “Este é um momento de grande relevância para o Tribunal de Contas do Amazonas. A abertura do ano letivo da nossa Escola de Contas, aliada ao Ouvidoria Day, reforça nosso compromisso com a transparência, a participação cidadã e a qualificação dos profissionais responsáveis pela gestão pública. Queremos estreitar ainda mais os laços entre a sociedade e as instituições públicas”, afirmou.

O coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro, ressaltou que a programação marca um momento importante para o Tribunal. “A Escola de Contas tem o compromisso de qualificar continuamente servidores e gestores. Integrar este objetivo com o Ouvidoria Day é um passo importante para fortalecer a transparência e a governança pública, além de destacar a importância da participação cidadã em nossas instituições”, declarou.

Já o conselheiro-ouvidor Mario de Mello enalteceu o papel fundamental das ouvidorias para a construção de uma gestão mais acessível e democrática. “As ouvidorias são a porta de entrada para o diálogo entre a sociedade e a administração pública. Ao promovermos o Ouvidoria Day, buscamos reforçar esse elo, criando canais cada vez mais acessíveis para que o cidadão possa ser ouvido e suas demandas atendidas de forma eficaz.”

Palestras e debates com nomes de referência

A programação começará com a palestra do presidente do do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman Benjamin, que abordará o tema “Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, destacando a importância das ouvidorias como instrumentos de fortalecimento da governança e do diálogo entre cidadãos e instituições. Na sequência, o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), ministrará a palestra “Licitações Públicas e Transparência”, trazendo uma análise das boas práticas e dos desafios na gestão dos recursos públicos.

No período da tarde, especialistas nacionais e internacionais conduzirão a mesa de debates “Ouvidoria como Garantidora dos Direitos Humanos e da Democracia na América Latina”, que discutirá como as ouvidorias atuam na promoção da participação social e no combate a abusos na administração pública. Entre os palestrantes confirmados estão Dr. Eric Leiva Ramirez, professor de Direito Administrativo da Universidade Libre da Colômbia, e Dra. Cintia Menezes Brunetta, conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento também contará com a entrega simbólica da premiação do concurso Soluções Sustentáveis, promovido pela ECP, que premiou projetos de estudantes da rede pública voltados à preservação ambiental.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site da Escola de Contas Públicas: ecpvirtual.tce.am.gov.br.

Artigo anteriorGOL anuncia voo direto entre Manaus e Bogotá a partir de abril
Próximo artigoPolícia divulga imagens de homem que furtou objetos de veículo no bairro Flores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui