
“Porto de lenha, tu nunca serás Liverpool…” Eternizada na famosa canção de Torrinho e Aldísio Filgueiras, a cidade de Manaus, tão querida e tão adorada, completa 347 anos de existência, na segunda-feira, dia 24 de outubro! E para comemorar esse aniversário, a Secretaria de Estado de Cultura, realiza um concerto especial no Teatro Amazonas, naquele dia, também, em alusão aos 120 anos do principal cartão-postal da cidade!
O concerto, que integra a Série Guaraná XIII, fica a cargo da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas, sob a regência e direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro, regente titular da Filarmônica. A apresentação inicia com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino Municipal de Manaus.

Também, entram no repertório composições como a Abertura da ópera La Gazza Ladra, de Gioacchino Rossini, e o Prelúdio de Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Richard Wagner. Outras peças, como o Intermezzo da zarzuela La boda de Luis Alonso, de Gerónimo Giménez, The Stars and Stripes Forever, de John Philip Sousa, e o Danzón No. 2 para Orquestra, de Arturo Márquez.
Hino Municipal de Manaus
Composto no ano de 1906 por Nicolino Milano, com letra de Thaumaturgo Vaz, o hino foi oficializado no ano de 2003, pela Lei Municipal 718, de 20 de novembro de 2003. O hino ganhou também uma orquestração exclusiva, feita pelo maestro Otávio Simões, regente assistente da Amazonas Filarmônica e da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.