Teatro da Instalação reúne obras eruditas em recital gratuito amanhã (10)

Recital tem apresentação gratuita no Teatro Instalação/Foto: Divulgação

O Teatro da Instalação, no Centro histórico da capital, recebe amanhã, quarta-feira (10), às 19h00, o Recital Ambev I – “Colla Voce”, inteiramente grátis, como parte da programação do XX Festival Amazonas de Ópera (FAO), realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Fundo de Promoção Social (FPS), com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
Levando ao palco um repertório de músicas vocais eruditas em arranjos para formação de piano, trombone e canto, o recital “Colla Voce” se caracteriza pela prevalência da voz, com os instrumentos seguindo o canto. Ou seja, o piano e o trombone acompanharão a voz da soprano como se fossem outras duas vozes, formando uma junção musicada. O termo “colla voce”, de origem italiana, tem justamente como significado “com a voz”.


Recital tem apresentação gratuita no Teatro Instalação/Foto: Divulgação

Na ocasião, os espectadores poderão prestigiar a primeira apresentação em solo brasileiro da composição “4 Miniaturas para Trombone e Piano”. A peça foi destaque em uma recente turnê que percorreu várias cidades nos Estados Unidos, sendo um verdadeiro sucesso entre o público norte-americano. No espetáculo no Teatro da Instalação, os músicos Hugo Pinheiro (trombonista), Amanda Aparício (soprano) e Pedro Panilha (pianista) compartilharão com o público de Manaus a experiência de levar a composição amazonense para outro país.

Repertório – Além de “4 Miniaturas para Trombone e Piano”, composta por Hugo Pinheiro, o Recital Ambev I traz no programa o dueto “Mein Freund ist Mein”, da “Cantata BWV 140” de Johann Sebastian Bach (1685-1750); a “Barcarolle” da ópera “Les contes d’Hoffmann”, de Jacques Offenbach (1819-1880); a “Polonaise op. 40 n. 1 em lá maior – Militar”, de Frédéric Chopin (1810-1849); e a “Canção de amor” da “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); entre outras composições.

Música de alta qualidade – Para Hugo Pinheiro, de 37 anos, que é o primeiro trombone da orquestra Amazonas Filarmônica desde 2003, o público presente terá a oportunidade de apreciar um repertório com músicas de alta qualidade, interpretadas com simplicidade e talento com apenas dois instrumentos acompanhados pela voz. “O repertório está bem selecionado e, além do recital, levaremos ao palco a estreia brasileira de uma composição que foi muito bem recebida pelo público estrangeiro. Tenho certeza de que aqui não será diferente”, destacou o músico.

E para quem aprecia a boa música brasileira, para finalizar com chave de ouro, dois músicos convidados subirão ao palco e somarão sonoridade, talento, percussão e muita brasilidade na interpretação da canção “Aquarela do Brasil”, coroando mais uma apresentação que faz parte da 20° edição do FAO.

Artigo anteriorGoverno nomeia presidente interino da Funai e troca diretor
Próximo artigoPesquisadores começam testes de som e imagem para monitoramento de fauna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui