Técnica permite detectar doença mortal da banana

A doença da banana é uma ameaça muito séria - Foto: Reprodução

Um novo método que permite detectar em meia hora o fungo que ameaça a plantação mundial de bananas foi aplicado com sucesso na Colômbia e nas Filipinas e, embora ainda não tenha sido desenvolvido comercialmente, as informações já estão disponíveis para quem deseja aplicá-las.
O teste foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, e é baseado em uma técnica existente chamada LAMP (Amplificação Isotérmica Mediada por Loop) que analisa o DNA de uma amostra de planta, pode ser realizada em campo e não requer laboratórios sofisticados para detecção.


Os métodos convencionais atuais exigem pelo menos dois dias da coleta da amostra em campo para oferecer resultados. Este teste foi desenvolvido para identificar o fungo Fusarium oxysporum (Fusarium TR4) que causa a doença conhecida como Mal de Panama, espalhada por quatro continentes por décadas e encontrada pela primeira vez este ano na área colombiana de La Guajira, um dos principais produtores de frutas.

A doença da banana é uma ameaça muito séria – Foto: Reprodução

“A doença da banana é uma ameaça muito séria, pois é uma cepa muito agressiva para a variedade Cavendish, responsável por aproximadamente 80% da produção de banana. O fungo é muito arriscado e se espalha muito facilmente. A história nos ensinou que é quase impossível interromper sua expansão”, disse Fernando García-Bastidas, pesquisador que fez parte do desenvolvimento, mas atualmente trabalha na empresa de biotecnologia KeyGene.

Esta doença (tecnicamente TR4) causa murcha e produção insuficiente de clorofila (clorose) nas folhas da planta. Após a descoberta, La Guajira foi colocada em quarentena pelo Instituto Colombiano de Agricultura e iniciou um forte trabalho de erradicação em massa. A emergência foi declarada em 8 de agosto e foram tomadas medidas nos 175 hectares afetados do sexto exportador mundial do produto.

Fonte: Portal Agronegócio

Artigo anteriorTerceiro setor pode ser melhor desenvolvido no AM
Próximo artigoPrevidência do AM convoca 2,5 mil segurados para ‘prova de vida’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui