Tecnologia auxilia empreendedores a personalizar atendimento ao consumidor

Foto: Divulgação/iStock

Suporte personalizado ao cliente é indispensável para a experiência positiva no varejo

Um bom atendimento é a chave do negócio. Essa etapa é uma das decisivas para que o consumidor tenha uma jornada de compra satisfatória. Isso porque, principalmente em vendas online, a fase de atendimento é uma das mais lembradas pelos clientes no momento de realizar uma nova compra. Assim, se a experiência for ruim, ele provavelmente escolherá a concorrência.

Com os consumidores cada vez mais exigentes, o sistema de suporte e resolução de dúvidas deve ser cada vez mais eficaz, com respostas rápidas e personalizadas para atender o caso específico do cliente. Assim, o atendimento deve envolver diversas áreas, como marketing, confiança e facilidade de uso. A integração entre elas é importante para prestar um apoio unificado e sem ruídos. Mesmo assim, ainda há companhias que insistem em mantê-las separadas durante as operações.

Uma pesquisa realizada pela Bain & Company com clientes de 362 empresas que mantinham os setores distantes mostrou que, enquanto 80% delas acreditavam que tinham oferecido ao cliente uma experiência positiva, apenas 8% dos consumidores consultados afirmaram o mesmo.

Deste modo, a tecnologia pode ser a alternativa mais viável para impulsionar os bons atendimentos ao consumidor. Com os sistemas como o SAC 4.0 – que cria canais mais modernos para facilitar o suporte, controla os processos de reclamações, trocas e devoluções, dúvidas e sugestões do cliente –, é possível proporcionar elementos que aumentem a satisfação do cliente, como atendimento, padronização de processos e experiência de compra personalizada. Nesse sentido, para empresários que vendem via redes sociais, pelo e-commerce ou até mesmo de forma presencial, também há outros modos de prestar um atendimento mais eficaz ao cliente, como o Whatsapp.

Entretanto, para o uso nos negócios, não se deve usar o modo comum da plataforma, mas, sim, a versão destinada às empresas: o WhatsApp Business. Como funciona de modo diferente, é possível inserir informações úteis para os clientes, como endereço, descrição comercial, e-mail e site. Também há formas de integrar diretamente com sistemas diversos e chatbots para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

Além disso, nessa versão, é possível que os clientes sejam separados por etiquetas. Esse recurso facilita a localização do bate-papo posteriormente e garante que os atendimentos sejam mais personalizados, já que a marcação pode mostrar o local exato daquele consumidor na jornada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui